sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MAIS DE 95% DAS OCORRÊNCIAS DE SAÚDE SÃO RESOLVIDAS NOS PRÓPRIOS MÓDULOS INSTALADOS NOS CIRCUITOS DA FOLIA DE SALVADOR

João Paulo - 13/02/2024 14:40

A maioria das ocorrências de saúde durante os cinco dias oficiais do Carnaval de Salvador foi solucionada nos próprios módulos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalados nos circuitos da folia. O índice de resolutividade chega a 95,7%, ou seja, apenas 4,3% dos pacientes precisaram ser regulados para hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento para continuidade do atendimento.

Entre quinta-feira (8/2) e segunda-feira (12/2), mais de 4,3 mil foliões foram assistidos nos 15 módulos; 190 encaminhados para unidades de retaguarda para avaliação especializada. As UPAs de Brotas e Barris, da rede municipal, absorveram a maioria das ocorrências; 86 pacientes.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância da presença da Saúde em pontos estratégicos do Carnaval. “Nossos módulos abrangem os três principais circuitos, além dos carnavais de bairro. Dessa forma conseguimos atender a demanda do folião com mais agilidade; e os números mostram também nossa capacidade resolutiva, elucidando a grande maioria dos atendimentos dentro da folia. Isso é de suma importância para o paciente e também para não sobrecarregar a rede de retaguarda, que já tem uma demanda própria da cidade e de pessoas que não estão curtindo o carnaval. Se tivéssemos que transferir para hospitais e UPAs as mais de quatro mil ocorrências atendidas nos circuitos geraria um colapso”, pontuou a gestora.

Módulo Campo Grande

Para garantir a rápida assistência na maior festa de rua do mundo, a SMS este ano ampliou todo o suporte de saúde, entre eles o incremento de 04 novos módulos nos circuitos, saindo de 11 para 15 e, consequentemente, o acréscimo em 16% no número de leitos. Uma dessas unidades está instalada na praça do Campo Grande, circuito oficial que registrou aumento significativo de público em virtude do investimento municipal em atrações para os foliões. Apenas na estrutura, mais de 90 pacientes foram acolhidos, inclusive, casos de alta complexidade.

Ana Paula Matos explica a estratégia. “O módulo do TCA sempre existiu, mas tínhamos dificuldade de transportar pessoas das arquibancadas, camarotes ou pessoal de apoio operacional que necessitavam de atendimento, principalmente com a passagem de trios. Analisamos esse cenário e inovamos com a instalação dessa unidade para otimizar o socorro à vida, e vimos que foi uma decisão acertada. O módulo absorveu demandas importantes como parada cardíaca e procedimento de intubação, por exemplo. Com isso, a estrutura que hoje é do tipo I será ampliada no próximo ano para viabilizar ainda mais segurança aos foliões”.

Tontura

O aumento da temperatura no quinto dia de festa, chegando a sensação térmica de quase 35° C, foi um dos fatores que levaram ao acréscimo de 200% dos atendimentos por tontura na comparação com o mesmo dia do ano passado. 98 pessoas deram entrada nos módulos com baixa pressão, quadro de irritabilidade e boca seca. Este último revela que o risco de desidratação é alto, sendo necessário à ingestão de líquidos e até de soro fisiológico para garantir o reequilíbrio corporal. Isso reforça a necessidade de hidratação adequada e outras medidas de prevenção ao calor e exposição ao sol.

“O Carnaval acontece na estação mais quente do ano, então é importante que estejamos atentos aos cuidados com a saúde. Durante os festejos, quando as pessoas costumam estar mais expostas ao sol é necessário que a hidratação e o cuidado com a pele sejam garantidos. Então, juntamente com a Secult e demais órgãos da Prefeitura, também acertamos na adoção de estratégia para minimizar esses efeitos, nos posicionando em pontos estratégicos para garantir o bem-estar dos foliões. Então, se hidratem, adquirem protetor solar e abanadores que estão sendo distribuídos gratuitamente pelas ruas e aproveitem”, afirma a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos.

Hidratação, ventilação e distribuição de protetor solar

Ponto 1- Carmo, ao lado do Restaurante Alê;
Ponto 2- Marquês de Caravelas, ao lado da Subway;
Ponto 3- Antigo Hospital Espanhol;
Ponto 4- Rua Airosa Galvão (Restaurante Suan Luan), Cristo;
Ponto 5- Ao lado da Pizza Hut, Ondina;
Ponto 6- TCA (Lateral do teatro, ao lado do Garcia);
Ponto 7- Praça Castro Alves, em frente ao Glauber Rocha;
Ponto 8- Pelô, em frente ao Benin;
Ponto 9- Terreiro de Jesus
Ponto 10- Joana Angélica (Calçada New Odonto).

Hidratação e ventilação

Ponto 11- Avenida Joana Angélica, em frente à loja New Odonto;
Ponto 12- Terreiro de Jesus, ao lado da fonte.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.