O Secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou os resultados positivos da ação conjunta das forças estaduais na proibição de itens de risco durante o Carnaval, incluindo as pistolas d’água vetadas nos circuitos da festa baiana. Essa medida foi implementada após a promulgação de um Projeto de Lei da deputada estadual Olivia Santana (PCdoB) e sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Este é o resultado de uma lei que foi regulamentada com o objetivo de reduzir atos de machismo e misoginia. O esforço envolveu diversas secretarias, e observamos uma redução na presença de itens proibidos nos circuitos, após a apreensão de 4.500 objetos proibidos”, afirmou Werner.
Questionado sobre a quantidade de pistolas entre os 4.500 itens proibidos apreendidos, o secretário informou que ainda não tinha recebido o balanço específico para essa quantificação.
“Ainda não temos esses dados, mas podemos presumir que o número de pistolas d’água seja mínimo. O que predominou foram objetos perfuro-cortantes, que representam um risco maior para as pessoas”, concluiu.
Foto: Vaner Casaes / ALBA