sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SECRETÁRIA REVELA QUE BAHIA TEM 13 MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EPIDEMIA DE DENGUE

João Paulo - 08/02/2024 14:00 - Atualizado 08/02/2024

Em entrevista para a Rádio Metrópole nesta quinta-feira (8), a secretária de Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana, revelou que a Bahia tem 13 municípios em situação de epidemia de dengue e 21 em condições de risco. Os números aumentaram durante o período de uma semana. De acordo com a secretária, o governo federal tem feito um plano de estratégia juntamente com os estados. “Apesar de a maior incidência dos casos ser na região sudeste do país, a região do nordeste precisa ficar em alerta”, explicou Roberta.

Além disso, a secretária explica que, apesar da compra da vacina Qdenga, um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, a capacidade de produção ainda é pequena para atender à demanda. A vacinação chegará nos próximos dias, porém não é uma solução imediata, já que o imunizante tem efeito de médio a longo prazo, precisando de duas doses.

O esquema de imunização deverá priorizar crianças e jovens de 6 a 16 anos. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos. A secretária ainda ressalta que o estado vem atuando com os municípios e prefeitos no combate à dengue. Além disso, é necessário o engajamento individual de cada cidadão para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Essa é a nossa preocupação, o combate à dengue depende de cada um”, ressaltou.

Foto: Foto: Fernanda Vilas

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.