O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa, nesta sexta-feira (9), das celebrações do Carnaval de Salvador (BA), para dar início às ações da campanha “Bloco do Disque 100 – Respeito, Cuidado e Diversão na Avenida”. Com presença confirmada na Pipoca de Saulo, que sai às ruas da capital baiana na tarde de sexta-feira, o titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) pretende mobilizar toda a sociedade brasileira, inclusive os foliões da festa mais popular do país, para a importância do respeito e do cuidado com as crianças e adolescentes no período.
A participação do ministro se dará durante o desfile do trio de Saulo, que começará por volta de 12h, saindo do Campo Grande. A campanha, de alcance nacional, foi iniciada na última segunda-feira (5) e tem o objetivo de divulgar o “Disque 100”, canal de denúncias da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. O objetivo é combater diversas violações comumente ocorridas contra essa faixa etária, como violência sexual, venda e uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes, trabalho infantil e negligência dos pais e casos de crianças desaparecidas durante o Carnaval.
Para cumprir essa missão, o cantor e compositor Saulo aceitou o convite do MDHC para ser o embaixador da ação e gravou um jingle especialmente criado para convocar os foliões para o “Bloco do Disque 100”. Em Salvador, a mensagem da campanha também será projetada no trio elétrico do artista. A campanha é uma realização do MDHC, por meio da Assessoria Especial de Comunicação Social e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As ações envolvem também a mobilização de outras personalidades, a divulgação de vídeos, postagens nas redes sociais, e a distribuição de um spot para ser transmitido nas emissoras de rádio de todo o país.
Crianças e adolescentes
A campanha do MDHC, de alcance nacional, escolheu focar no público infantojuvenil para a campanha deste carnaval devido ao alto número de denúncias registradas pelo Disque 100 no último ano. Do total das 430 mil denúncias recebidas pelo canal em 2023, mais de 50% foram referentes a violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, um número expressivo e preocupante.
Disque 100
O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). O serviço é gratuito e funciona ininterruptamente, 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, e pode ser acionado pelo site oficial, pelo telegrama e pelo WhatsApp (61) 99611-0100.
Foto: Divulgação / FABIO RODRIGUES