A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um pronunciamento para pedir a conscientização da população sobre o aumento de casos de dengue no país. Em seu discurso, ela sugeriu que os brasileiros adotem cuidados para evitar a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da dengue dentro de suas casas, tendo em vista que cerca de 75% dos focos estão localizados nas residências.
“Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa. Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas”, disse.
Durante sua fala, ela pediu que as pessoas sejam receptiva com os agentes de endemias, que atuam para ajudar a eliminar os focos.
“Receba-os, ajude-os na localização e na erradicação de possíveis focos do mosquito em sua casa e na sua vizinhança […] É fundamental que os prefeitos e prefeitas intensifiquem os cuidados com a limpeza urbana, evitando o acúmulo de lixo e de água onde os mosquitos se proliferam. Da mesma forma, é essencial a ação dos governadores, apoiando seus sistemas de saúde”, afirmou.
Foto: Lúcio Bernardo – Agência Brasil