quarta, 17 de julho de 2024
Euro 5.9899 Dólar 5.4759

“SE EU FOR O PRÓXIMO PREFEITO, A POPULAÇÃO DE CAMAÇARI TERÁ ÔNIBUS GRATUITO”, AFIRMA PRÉ-CANDIDATO OSWALDINHO

LIZANDRA MUNIZ - 06/02/2024 14:41

O pré-candidato de Camaçari, Oswaldinho Marcolino (MDB), afirmou, durante uma entrevista no programa de rádio na última sexta-feira (1), se for eleito, que a população terá acesso gratuito ao transporte público. A promessa é sobre do projeto de pré-campanha do político “Ônibus Tarifa Zero”, que beneficiará cerca de 300 mil habitantes que vivem na cidade da região metropolitana de Salvador.

Com o pré-candidato a vereador pelo MDB, Willian Queiroz, Oswaldinho discutiu sobre a mobilidade urbana na quarta cidade mais populosa da Bahia e criticou a baixa oferta e má qualidade dos coletivos. Em 2023 a prefeitura decretou estado de emergência no setor, sancionado pelo atual prefeito Elinaldo Araújo (União).

“Depois de a prefeitura deixar os usuários sem transporte, foi publicado um decreto de calamidade que foi provocado pela incompetência da própria gestão. A partir disso houve uma licitação, no mínimo suspeita, onde empresas que não tinham expertise em linhas de transporte público foram habilitadas para atuar. O resultado foi a circulação de ônibus em péssimo estado de conservação, quebrando a todo o momento e deixando passageiros no meio da estrada”, disse.

Sobre a gratuidade geral no transporte coletivo, Oswaldinho explicou que o projeto já é uma realidade em outras cidades do Brasil e que a frota será formada por ônibus elétricos, que tem um melhor desempenho e não são poluentes, como os veículos convencionais.

“Se eu for o próximo prefeito, a população de Camaçari terá ônibus gratuito. A tarifa zero é fazer justiça social, é o dinheiro do contribuinte voltado em forma de benefício. O serviço será prestado por empresa pública de transporte e vai acabar com o uso de combustível fóssil e a emissão de gases poluentes no transporte coletivo. Isso vai trazer uma melhora substancial para a qualidade do nosso ar e do meio ambiente”, ressaltou.

Além disso, o pré-candidato revelou que o destino que dará aos trabalhadores do transporte alternativo, conhecido como “ligeirinhos”, em sua eventual gestão: “Os ligeirinhos serão legalizados com a criação do Táxi Solidário. Vamos preservar a atividade dessas centenas de trabalhadores, garantindo seu sustento e dignidade. Com a legalização, eles vão poder comprar veículos com isenção de IPVA e terão financiamento com juros mais baixos”.

 

 

Foto: Everaldo Paixão

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.