A Acelen lança o Projeto Mar Seguro para capacitação de pescadores, marisqueiras e demais trabalhadores do mar de Madre de Deus. A iniciativa, em conjunto com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) de Madre de Deus, promove o curso “Segurança no mar”, que vai capacitar 50 pessoas. A aula inaugural foi realizada na última quinta-feira (28/11), no polo da Faculdade FAVENI, em Madre de Deus, com palestra de sensibilização sobre a importância da segurança no ambiente marítimo, reforçando o compromisso com a valorização e proteção das vidas de quem depende do mar.
O curso “Segurança no mar” terá 116 horas aulas, teóricas e práticas, duas vezes na semana (terças e quintas-feiras), nos turnos matutino e vespertino. Serão abordados temas essenciais para a segurança marítima, como organização marítima; controle de multidão e gerenciamento de crise; segurança pessoal, de passageiros e carga; prevenção de Incêndios; técnicas de sobrevivência no mar; primeiros socorros e controle ambiental.
“O Projeto Mar Seguro é uma demonstração do compromisso da Acelen com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades pesqueiras de Madre de Deus. A iniciativa, definida como ação prioritária pelo CCC de Madre de Deus, além de promover o aperfeiçoamento técnico, prioriza a segurança e o bem-estar de pescadores e marisqueiras, fortalecendo esses trabalhadores do mar e garantindo a sustentabilidade da economia local”, declara João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen.
A capacitação será complementada por oficinas práticas, estudos de caso e uma certificação final, garantindo uma experiência completa e qualificada para os participantes. “Ao final do curso, em março de 2025, esses profissionais estarão mais capacitados para exercerem com segurança o trabalho no mar”, declara Raful, destacando a importância desses trabalhadores da comunidade pesqueira, que foram escolhidos pelo CCC para serem beneficiados pela inciativa neste ano de 2024 e no próximo ano.
O vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen explica que os CCCs foram criados pela Acelen e são o principal canal de diálogo com as comunidades do entorno da Refinaria. Os conselhos são formados por lideranças comunitárias dos municípios do entorno da Refinaria de Mataripe: São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, envolvendo representações formais e tradicionais. “A composição dos CCCs reflete a diversidade e a pluralidade das regiões, com a participação de representantes do poder público, além das comunidades, coletivos sociais e organizações da sociedade civil”, conclui Raful.