A Chapada Diamantina foi eleita, através da terceira edição do Prêmio Viaja Bi como o ‘Melhor Destino para Aventura/Outdoor’ para a comunidade LGBTQIA+ visitar em 2024. A premiação, pioneira no mercado, é uma ferramenta para viajantes planejarem suas viagens em 2024, com orientações indicadas por um júri de especialistas em turismo e viajantes experientes.
Localizado em uma região montanhosa, o destino oferece ao visitante vários atrativos, como trilhas, cachoeiras, banhos de rios e uma dose de história, com casarões coloniais e antigos caminhos pavimentados por escravos na época do ciclo do ouro e do diamante. Além disso, a Chapada tem uma rica cultura que reflete a mistura étnica brasileira, com influências indígenas, africanas e europeias.
Os resultados do Prêmio Viaja Bi estão de acordo com as tendências do setor. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, São Paulo e Bahia estão entre os estados preferidos pelos entrevistados para realizar viagens a lazer nos próximos 12 meses. Dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 15% apontaram o desejo de ir para São Paulo, enquanto a Bahia teve 11% das intenções de visitas dos futuros viajantes.
Destinos que oferecem opções de sol e praia são a opção turística mais atrativa pelos 59% dos entrevistados. Já a categoria natureza e ecoturismo ocupa o segundo lugar, citada por 27% dos participantes. Em seguida, Saúde e bem-estar, com 20%, e o turismo de aventura é o eleito entre 16% dos que participaram da pesquisa.
(Correios)
Foto: Agência Altitude Latitude