sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

SINDUSCON-BA E SESI REALIZAM BLITZ NOS CANTEIROS DE OBRA PARA PREVENIR ACIDENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Victoria Isabel - 02/02/2024 12:42

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), em parceria com especialistas em Saúde e Segurança do SESI, lança, nesta quinta-feira, 1º.02, o Projeto Blitz nos Canteiros de Obra. A iniciativa visa implementar ações imediatas de prevenção em saúde e segurança no trabalho (SST), em locais que utilizam gruas, balancins e elevadores cremalheiras, com o objetivo principal de reforçar as normas de segurança e a prevenção de acidentes no setor.

Na primeira fase da Blitz nos Canteiros, uma equipe especializada, composta por profissionais de segurança do trabalho e engenharia mecânica, realizará inspeções nos canteiros de obras. A ênfase será na avaliação da segurança e integridade estrutural das gruas, balancins e elevadores cremalheiras. Após a inspeção, será entregue um laudo detalhado, contendo os itens verificados e recomendações para possíveis melhorias.

A meta inicial do projeto é realizar inspeções em 20 canteiros. O público-alvo são empresas associadas ao SINDUSCON/BA, especialmente, aquelas envolvidas em obras de edificação que fazem uso de gruas, andaimes suspensos e/ou elevadores cremalheiras.

A segunda etapa consistirá em um treinamento coletivo, a ser realizado nas instalações do SINDUSCON. Este treinamento será direcionado às equipes das obras, proporcionando habilidades necessárias para a realização de inspeções contínuas nos próprios canteiros. Durante o treinamento, serão disponibilizados modelos de procedimentos e guias técnicos (cartilhas) específicos para cada equipamento, abordando questões cruciais de SST.

Recentemente, a queda de um elevador em um canteiro de obras resultou na perda de duas vidas, destacando a necessidade de ações imediatas de capacitação em prevenção de acidentes no ambiente da construção civil.

SEGURANÇA E BEM-ESTAR

O SINDUSCON-BA e o SESI Bahia visam, com o Projeto Blitz nos Canteiros de Obra, alertar a empresas não apenas para o cumprimento das normativas de segurança, mas também o compromisso com a vida e o bem-estar dos trabalhadores da Construção Civil.

Trata-se de adotar ações corretivas e também criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, contribuindo para a redução significativa dos índices de acidentes e fatalidades nesse setor crucial para a economia estadual.

Foto: Antônio Cavalcante

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.