domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CARNAVAL: 70% DOS ABADÁS SÃO VENDIDOS PARA TURISTAS

João Paulo - 02/02/2024 09:00 - Atualizado 02/02/2024

De acordo com a direção da instituição “Quero Abadá”, 70% dos abadas vendidos para o carnaval de Salvador são para turistas. No levantamento feito pela Quero Abadá, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe lideram o ranking de estados que mais mandam turistas para curtir o Carnaval de Salvador em blocos e camarotes. Os estados representam, respectivamente, 15%, 11% e 7% dos clientes. Turistas estrangeiros representam 5% do total. A maior parte vem de países vizinhos como o Chile e o Uruguai. Cerca de 270 quilômetros separam a cidade de Itabaianinha, no interior sergipano, de Salvador.

Neste ano, a folia conta com um aperitivo ainda mais especial: as comemorações dos 10 anos de bloco Vumbora e dos 45 anos anos do tradicional Camaleão, ambos comandados por Bell Marques. De acordo com Milton Moura, professor titular de História da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a escolha por blocos e camarotes tem relação com segurança, conforto e a busca por um público específico. “A maioria dos turistas gosta dos blocos que têm um público jovem maior e pessoas consideradas mais bonitas, com exceção de outros blocos, que não são por definição de classe média, mas há uma imagem de beleza”, diz em entrevista ao Jornal Correio.

O historiador define o Carnaval como a apoteose do mundo tropical, justificando o ponto alto do número de turistas na capital durante o verão. “O Carnaval é a culminância do verão. É como se fosse a apoteose do mundo tropical, feliz, um ‘liberou geral’, e muitos turistas vem para isso”, afirma, ressaltando o fator viral que diz respeito ao status estabelecido nas redes sociais por causa da folia. “A pessoa agrega o momento vivido no Carnaval ao charme dela. Isso viraliza na mesma hora, em diversas redes sociais”, afirma.

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.