sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA MONTA ESQUEMA DE SERVIÇOS PARA A FESTA DE IEMANJÁ

Victoria Isabel - 01/02/2024 11:45

Para a celebração da tradicional Festa de Iemanjá, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços para dar mais conforto ao público que vai estar nesta sexta-feira (2), no Rio Vermelho. As ações serão desenvolvidas nas áreas de manutenção, fiscalização, trânsito, transporte, segurança do patrimônio e limpeza urbana, dentre outras.

 

Trânsito – Para garantir a segurança viária para quem for saudar a Rainha do Mar, haverá modificações no trânsito, não somente no Rio Vermelho, a partir desta quinta-feira (1º). Às 19h, haverá a interdição progressiva do tráfego de veículos, em uma das faixas, nas vias que margeiam o Dique do Tororó para a “Entrega do presente às Águas Sórodó 2024”.

 

No mesmo dia, a partir das 23h, também haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, quando da realização da “Entrega do presente de Oxumaré”, na Avenida Vasco da Gama, saída no Terreiro Ylê Axé Oxumaré, com retorno defronte ao Supermercado Assaí, com chegada no Dique do Tororó.

 

No dia seguinte (2), a partir das 4h, o tráfego de veículos sofrerá alteração para a “Entrega do presente de Iemanjá”, na Avenida Vasco da Gama (saída no Terreiro Ilê Axé Oxumarê), Rua Conselheiro Pedro Luiz (contrafluxo), Largo da Mariquita, Rua João Gomes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral (chegada na Colônia de Pesca Rio Vermelho).

 

Além disso, a Transalvador atuará por interdições, desvios, barreiras móveis, fixas e semifixas e estacionamentos na Zona Azul nas imediações da Praia da Paciência, no Rio Vermelho.

 

Desal – A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) fará manutenção e requalificação dos parques e praças dentro dos circuitos, cedendo e instalando, junto com a Transalvador, os prismas para fechamento de vias, realizando a manutenção de guarda corpos, além de pintura geral no circuito e vistorias nos totens e gradis de proteção.

 

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) estará presente com efetivo de mais de 100 agentes, prestando apoio às atividades dos órgãos municipais e orientando a população.

 

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) atuará na festa do Rio Vermelho com quatro veículos, entre caminhões e triciclos, e 50 agentes nas ações prévias, das 7h às 15h e das 15h às 22h. Após a festa, as ações de limpeza foram executadas por 194 agentes, 23 equipamentos móveis divididos em 8 equipes, entre 22h do dia 2 de fevereiro e 5h do sábado (3).

 

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização na região da festa, com o objetivo de combater a poluição sonora, orientar os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir atividades irregulares. Além disso, a equipe irá fiscalizar a publicidade irregular e garantir proteção às marcas patrocinadoras, nas áreas de restrição comercial.

 

Seman – A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realizou diversas ações preventivas no bairro do Rio Vermelho, a exemplo da manutenção da malha viária através da Operação Tapa Buracos, para proporcionar segurança no tráfego de pedestres pelas ruas do bairro. As demais atividades realizadas contemplam poda de árvores, limpeza dos coqueiros, revisão do sistema de drenagem e reparos pontuais em calçadas, além da recuperação da Casa de Iemanjá.

 

Ambulantes – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), vai fiscalizar os ambulantes licenciados para o evento, além de orientar e organizar a distribuição dos vendedores no trajeto da festa. Os agentes também vão coibir o uso de materiais perfurocortantes, espetos, garrafas de vidro e qualquer material que possa causar perigo à população. As equipes irão atuar das 19h do dia 1° até a madrugada do sábado (3).

 

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) preparou uma operação especial no entorno do Rio Vermelho para garantir o atendimento de transporte durante a festa de Iemanjá. Ao todo, 19 ônibus da frota reguladora foram separados para a operação e poderão ser utilizados caso haja demanda proveniente, das 17h às 23h30, nos dias 1º e 2.

 

Para atender o público da festa, foram criados quatro pontos de taxi e mototáxi em locais estratégicos, facilitando a saída do local, situados no cruzamento da Rua Osvaldo Cruz com a Rua do Canal; Rua Odilon Santos, próximo à Prefeitura-Bairro; na Rua da Paciência; e no cruzamento da Avenida Anita Garibaldi com a Rua Conselheiro Pedro Luiz, próximo ao primeiro retorno. Além destes, os pontos já regulamentados nas proximidades da festa também estarão ativos.

 

Iluminação pública – A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Semop, atuará na Festa de Iemanjá por meio de reforço em pontos estratégicos, que cobrirão todas as vias no entorno da Casa de Iemanjá e seus respectivos acessos. Serão mais de 100 projetores e substituição de um poste, com potência de 200W e 220W.

 

Salva-vidas – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Semop, vai iniciar as atividades no dia 1º, com instalação de um posto operacional e um posto náutico na Praia da Paciência. As atividades terão apoio de dois jet-skis e um bote, além da equipe que estará presente durante todo o período da festa, prestando apoio à população.

 

Cultura e Turismo – A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) foi responsável pelo apoio institucional ao festival de oferendas, no Lalá Casa de Arte e na pintura da Casa de Iemanjá. A pasta também instalou dois pontos de hidratação para o público. Já a Empresa Salvador Turismo (Saltur) prestou auxílio na organização da festa.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.