Com uma perfuração feita em terra no município de Vera Cruz nesta quarta-feira (31), a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica deu início aos trabalhos de sondagem, fase fundamental para compreender as características do solo e definir a fundação da ponte.
Nesta etapa em terra, uma máquina perfuratriz é utilizada para coletar amostras do terreno no local exato onde estarão cada um dos pilares. Posteriormente, essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material coletado. A sondagem em terra envolve duas perfurações em Vera Cruz e uma outra em Salvador.
De acordo com o cronograma de trabalho, após a finalização dessa etapa em terra, começa a sondagem no mar. Prevista para iniciar no mês de março, nessa fase serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, aquelas com até 10 metros de profundidade. Logo em seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso de navios de grande porte que estarão acoplados com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.