terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

APÓS METRÔ E BRT, SALVADOR AMPLIA OPÇÕES DE MOBILIDADE COM IMPLANTAÇÃO DO BRS; ENTENDA

Emilly Lima - 30/01/2024 16:15 - Atualizado 30/01/2024

Com o objetivo de ampliar as opções de mobilidade em Salvador, a prefeitura deu início, nesta terça-feira (30), a implantação do BRS (Bus Rapid System, ou serviço rápido de ônibus, em inglês), cuja primeira linha ligará a Estação da Lapa ao Aeroporto.

A ordem de serviço para a primeira etapa das obras foi assinada pelo prefeito Bruno Reis (UB) e os investimentos iniciais são de R$ 4,2 milhões.

“No BRT você tem canaletas, é uma infraestrutura mais complexa, com vias exclusivas, que muitas vezes precisam ser totalmente segregadas. BRS é um conceito diferente, não tem grande infraestrutura, você consegue, com faixas prioritárias e algumas exclusivas, colocá-lo para rodar. A obra de requalificação da orla, por exemplo, já está ajustada a esse conceito. Ou seja, já prevê um alargamento da pista”, explicou o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller

Os ônibus do BRS terão faixas preferenciais e, em alguns trechos, vias exclusivas, o que vai permitir a redução do tempo de deslocamento dos usuários de transporte público. A primeira linha do modal sairá da Estação da Lapa e passará pelas vias do BRT na Av. Vasco da Gama até a Rua Conselheiro Pedro Luís, que será completamente requalificada.

Os veículos seguirão pela orla da cidade, do Rio Vermelho até Itapuã, passando ainda pela Av. Dorival Caymmi até o Aeroporto. O BRS será integrado a todos os demais modais em funcionamento na capital baiana, como BRT, Metrô, ônibus convencionais e o sistema de transporte complementar (STEC), tendo a mesma tarifa de embarque.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.