O carnaval de Salvador é considerada uma festa popular que ajuda muita gente a se divertir no período. A folia se concentra em muitos bairros de Salvador além do circuito principal. Esse ano, os bairros que terão carnaval são: Itapuã, Piatã, Boca do Rio, Rio Vermelho, Centro Histórico, Liberdade, Pau da Lima, Cajazeiras, Plataforma e Periperi. Além desses bairros, três ilhas também terão palcos montados. Sendo elas: Ilha de Maré, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Paramana na Ilha dos Frades. Uma novidade no carnaval deste ano é o Bailinho da Cidade, um palco com atrações infantis no Parque da Cidade.
O carnaval de Salvador é conhecido por sua mistura de culturas e ritmos. Com isso, o Palco do Rock em Piatã mais uma vez fará parte da folia este ano. Também na orla da capital, no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, terá o Espaço Mix onde forró, MPB e Axé vão agitar o bairro boêmio. Osmário do Nascimento é comerciante no bairro da Liberdade há mais de 20 anos. Ele comenta que gosta muito quando tem carnaval na comunidade, pois tem como tirar uma renda extra com o que vende na folia.
“Eu gosto de trabalhar aqui no carnaval. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de apreciar as coisas. Agora, esse ano ainda estamos esperando resolver onde cada comerciante vai ficar aqui. O Carnaval aqui na Liberdade eu não tenho do que criticar. Dá para trabalhar e também dá para curtir. Gosto ainda mais quando tem o Ilê Aiyê dia de sábado, fico alegre relembrando os velhos tempos”, disse.
Se por um lado, tem gente que gosta do carnaval perto de casa, por outro há quem não aprove muito, principalmente referente às atrações e infraestrutura. Guilherme de Jesus também é comerciante no bairro da Liberdade. Ele tem uma barraca bem próxima ao palco. Para ele, o carnaval era muito bom há uns 5 anos, hoje em dia nem tanto.
“O carnaval aqui é mais ou menos. As bandas que vêm tocar não cantam nem cinco músicas e já vão embora. Também é muito desorganizado. Eles não têm nem horário. Quando uma banda termina de cantar a próxima demora muito para subir no palco e a galera vai embora. Referente à vendagem, uns 5 anos atrás era melhor. Dá para tirar um dinheirinho, mas não é muita venda assim não, porque não vem muita gente”, disse.
Atrações
Quem gosta de curtir a folia momesca no próprio bairro, poderá aproveitar grandes atrações. No bairro da Liberdade, por exemplo, dentre as apresentações estão as de: Lincoln, Wilsinho, 7kassio, Elaine Fernandes e O Poeta. Em Itapuã, as principais atrações são: Márcia Short, Ed City, Kart Love, Ganhadeiras de Itapuã e Jammil. Já os moradores de Cajazeiras poderão curtir o som de A Dama, Timbalada, Danniel Vieira e Beto Barbosa.
Quem realmente aproveita o carnaval nos bairros são os foliões locais, como é o caso de Susane Simões. “Eu gosto do carnaval aqui no bairro. É bom porque consigo trazer minha filha. Quando tinha o Bloco Mangueirinha mesmo, Ave Maria! Era muito bom! Era um bloquinho que só saía criança. Acho melhor também porque é pertinho de casa. Durante o dia dá para as crianças aproveitarem e à noite é a vez dos adultos”, comentou.
Foto: Foto: Luca Castro/Divulgação