terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.484 Dólar 5.1195

OMS ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE SARAMPO E REFORÇA VACINAÇÃO

LIZANDRA MUNIZ - 26/01/2024 16:27

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre os aumento de casos de sarampo no mundo e reforçou a relevância da vacinação para prevenir a disseminação da doença.

“Os casos de sarampo estão aumentando. É uma das doenças mais transmissíveis. Se uma pessoa se contamina, quase todos ao seu redor vão pegar o vírus, se não estiverem vacinados. Para proteger sua criança, garanta que as vacinas estejam em dia.”

Depois das confirmações de casos, com a morte de uma criança de 19 meses na província de Salta, na Argentina, nas últimas semanas, países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal emitiram alerta.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após constatar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande no dia 27 de dezembro, vindo do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou, por meio de uma nota, a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, de acordo com o calendário nacional de vacinação.

“Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde. A criança está bem e seus familiares não apresentaram sintomas. O município segue monitorando atendimentos por febre, exantema e tosse ou coriza, ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito.”

(Correios)

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.