O prédio onde funcionava o antigo restaurante Colon, no bairro do Comércio, em Salvador, desabou no final da manhã desta quinta-feira (25). A estrutura estava desocupada desde novembro de 2021 e corria o risco de cair. No momento do desabamento, estava acontecendo uma vistoria no imóvel, que já estava isolado.
A Codesal informou que por falta de manutenção o prédio foi evacuado em vistoria realizada em 28 de setembro de 2020. O responsável pelo estabelecimento foi notificado a suspender as atividades comerciais e evacuar imediatamente o espaço. Em nova vistoria realizada na quarta-feira (24), a Codesal interditou, por precaução, a área do entorno com a ajuda da Transalvador.
Em nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que tem um processo aberto de fiscalização, desde 2022, para apurar possível degradação do imóvel do antigo Restaurante Colon, bem privado, que está em área tombada pelo Iphan. Ainda de acordo com o Iphan, por se tratar de imóvel particular, a responsabilidade pela conservação é dos seus proprietários.
“O Iphan vem acionando órgãos públicos a fim de se ter os nomes dos proprietários do bem para adoção das medidas cabíveis, podendo gerar multa, em caso de negligência”. A nota diz ainda que um auto de infração está sendo emitido em nome do proprietário do imóvel.
Crédito: Reprodução