sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

LIBRA E FORTE AVALIAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTOS QUE PODE SELAR UNIFICAÇÃO DOS GRUPOS EM LIGA

João Paulo - 24/01/2024 12:58 - Atualizado 24/01/2024

Segundo informações do globoesporte.com, presidentes de clubes de futebol têm em mãos neste momento uma proposta para a unificação da Libra e do condomínio entre Forte Futebol e União — grupos por enquanto em lados opostos na tentativa de fundar uma liga. O documento foi enviado aos cartolas na última sexta-feira.  As entidades que o assinarem manifestarão o intuito de unificar os blocos. O interesse comum a todas é a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o ciclo entre 2025 e 2029.

O documento estabelece um modelo para a distribuição das receitas da liga entre os clubes. Os termos do acordo vêm sendo negociados por dirigentes há alguns meses, com e sem o intermédio de consultores em ambos os lados, e foram simplificados neste memorando. Em primeiro lugar, as receitas se dividiriam em 85% para a Série A e 15% para a Série B, que passaria a ser beneficiada pelos direitos comerciais da elite, pela primeira vez na história. Depois, o valor destinado à primeira divisão se repartiria em uma fórmula 45-30-25, sendo:

  • 45% iguais para todos os clubes
  • 30% de acordo com performance
  • 25% conforme o apelo comercial

O “componente de performance” (como o documento descreve esta fatia) consideraria a classificação do Brasileirão durante três temporadas. Em 2025, por exemplo, 34% do valor desse item corresponderia à tabela do próprio ano de 2025, enquanto 33% corresponderiam à classificação de 2024 e outros 33%, de 2023. Isto faz com que os clubes de melhor desempenho tenham mais estabilidade nas receitas.

Já o “apelo comercial” seria distribuído de acordo com a audiência média de cada clube em suas transmissões, ponderada para considerar a representatividade de cada plataforma. O padrão do Ibope seria considerado na medição das pontuações de televisões aberta e fechada, enquanto o streaming computaria a soma de espectadores a cada minuto, um mecanismo de medição análogo ao do Ibope.

 

Foto: Rodrigo Corsi/FPF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.