quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

FESTAS DE VERÃO PODEM SER O AMBIENTE PERFEITO PARA PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS VIRAIS, DIZ INFECTOLOGISTA

João Paulo - 24/01/2024 13:00

As festas de verão, em todo país criam o ambiente adequado para a proliferação das doenças virais. Em entrevista ao jornal A Tarde a infectologista Clarissa Cerqueira explicou que as aglomerações e o tempo quente contribuem para algumas doenças. “No verão, o que a gente mais tem que pode influenciar a questão das viroses, são casos de dengue por conta do aumento da reprodução do mosquito. Agora, as outras doenças que a gente tem, as doenças respiratórias, elas podem se disseminar mais por conta da proximidade, do contato entre as pessoas”, disse Clarissa.

Com relação às vacinas de um modo em geral, a profissional de saúde enfatiza ainda o período de encubação entre o momento que você recebe o imunizante e quando ele passa a fazer efeito em seu corpo. Ideal é que você tenha se vacinado, pelo menos, em torno de 10 dias antes da exposição, para você ter a reprodução de anticorpos pela produção da vacina. Então, pelo menos, é esse período. Se tomar muito tempo antes, termina não tendo tanto benefício

A infectologista explica ainda que as infecções virais podem acontecer de diferentes formas, através dos chamados ‘comprotamentos de risco’. Entre as situações, está o consumo de bebida alcóolica, que pode impactar de variadas maneiras. “Quando a gente fala do comportamento de risco, posso dizer que a ingestão de álcool pode, diretamente, não ter relação com o aumento de infecção respiratória viral. Mas assim, se o paciente está muito alcoolizado, ele pode vomitar e respirar esse vômito, que chama de bronco-aspirar e levar a um quadro de infecção bacteriana. Sem contar que álcool também pode interagir com algumas medicações e isso dá muito problema com tratamentos”, explicou Clarissa.

Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.