sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

PEQUENOS EMPREENDEDORES CONTABILIZAM PREJUÍZOS PELO CANCELAMENTO DA FEIRA DE VARIEDADES NO FAROL DA BARRA

LIZANDRA MUNIZ - 23/01/2024 18:03

Foi cancelada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) na última sexta-feira (19), a edição verão da Feira de Variedades da Associação Classista de Educação da Bahia (ACEB), que aconteceria no Farol da Barra.

Como os estandes já estavam montados e havia uma autorização prévia para realização da exposição, que já havia sido iniciada pela manhã, o desmonte de última hora surpreendeu os pequenos empreendedores de moda masculina e feminina, moda praia, moda-afro, acessórios, artesanato, gastronomia e peças de costura criativa que se preparavam para comercializar seus produtos e ajudar a sustentar suas famílias. Enquanto calcula os prejuízos, o grupo solicita explicações.

A justificativa dos fiscais para o cancelamento no primeiro dia da Feira de Variedades (19) alegando que no dia seguinte (sábado) haveria um trio elétrico no local. No entanto, os expositores questionam se a Secretaria já não tinha essa informação antes e por que não foi possível manter a Feira e o trio ao mesmo tempo, já que o alvará para sua realização foi solicitado desde outubro de 2023.

“Precisamos entender o que, de fato, ocorreu. Queremos nos reunir com a máxima brevidade possível com o Secretário da SEDUR para esclarecer o cancelamento e outros assuntos relacionados”, disse a presidente da ACEB, Marinalva Nunes.

Além da ACEB, outras instituições como o Instituto Esperançar, Associação Futuro da Nação, Redemar Brasil e Cria D’elas, envolvidas direta ou indiretamente, planejam participar da reunião solicitada pelo grupo.

O casal Ramon Porto e Liliane Queiroz vende sua produção de licores artesanais em feiras de rua desde 2018 e nunca tinha passado por uma situação parecida. Para atender à expectativa de demanda da Feira de Variedades no Farol da Barra no fim de semana, eles aumentaram a produção, além de gastar com transporte e outras despesas, a exemplo da taxa de participação na Feira, que embora reduzida, cobre despesas como mesa, cadeira, toalha de mesa, água e outros itens. “O cancelamento de última hora foi uma falta de respeito com cada expositor. Resta-nos buscar outras formas de escoar a produção extra, para tentar reduzir os prejuízos”, declarou Ramon.

Além de comercializar produtos de qualidade a preços justos, a Feira de Variedades da ACEB cria renda para mulheres e homens das mais diversas cores, idades e áreas de atuação; incluindo familiares de pessoas com autismo, síndrome de down e outras deficiências; vítimas de violência doméstica; artistas de rua; desempregados(as) e aposentados(as), entre outros públicos.

O projeto foi criado para diminuir o desemprego e a perda do poder de compra de pequenos empreendedores e também para combater diversas formas de preconceito, valorizar grandes talentos, promover diversidade e inclusão.

 

 

 

Foto: Assessoria

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.