sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MAIS DE 112 MILHÕES DE PASSAGEIROS SÃO TRANSPORTADOS EM VOOS NO BRASIL

João Paulo - 23/01/2024 09:00

O Brasil registrou em 2023, um total de 112,6 milhões passageiros transportados no mercado doméstico e internacional, um aumento de 15,3% em comparação com os dados de 2022. Os dados são do Ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo e apontam para um dos melhores resultados dos últimos quatro anos.

Um dos principais destaques do setor foi o incremento de 5,8 milhões de passageiros nas viagens internacionais de janeiro a dezembro do ano passado, crescimento de 37% nesse mercado frente aos resultados obtidos no ano anterior, de acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O último ano registrou 28 mil voos a mais em destinos para o exterior. Em 2019, 118,7 milhões de pessoas usaram o transporte aéreo no país.

“Ninguém pode falar em crescimento da aviação civil brasileira sem falar no turismo e nós não podemos falar do turismo sem mencionar no fortalecimento da malha aérea e, sobretudo, na restruturação dos aeroportos de todo o país. O presidente Lula nos deu a missão e estamos trabalhando pelo povo, para fortalecer nossa economia, gerar emprego e renda aos brasileiros, afirmou Silvio Costa Filho.

O mercado doméstico também apresentou crescimento nos últimos 12 meses em relação aos números obtidos em 2022. Em rotas nacionais, foram quase 10 milhões a mais de passageiros e aproximadamente 60 mil voos a mais realizados em 2023. O aumento no número de voos tem relação direta com a abertura de novos aeroportos e ao aumento da oferta de voos e de passageiros.

O setor público e privado aplicou cerca de R$ 1,4 bilhão nos terminais pelo país no ano. O resultado foi o aumento de 12,4% em novas localidades atendidas. Ao longo de 2023, foram 154 aeroportos com voos comerciais contra 128 terminais apurados no último ano. A previsão é que os números sejam ainda mais positivos neste ano, tendo em vista que o setor contará com investimento da ordem de R$ 3 bilhões que serão aplicados para fortalecer o modal e o turismo do país.

“A gente sabe o grande desafio que temos pela frente que é ampliar cada vez mais os voos internacionais, ampliando novas companhias aéreas. O Brasil entrou na rota do crescimento internacional e, cada vez mais, o mundo observa o país não só como a janela de investimentos como a janela do turismo mundial, finalizou Costa Filho.

Foto: Divulgação | Prefeitura de Guarulhos

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.