sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

10 MUNICÍPIOS BAIANOS JÁ CONTAM COM A TECNOLOGIA 5G

João Paulo - 22/01/2024 14:58

A cada dia que passa a tecnologia avança cada vez mais numa velocidade que, às vezes, é difícil de acompanhar. Atualmente, a tecnologia 5G já tem alcançado vários países ao redor do mundo. Aqui no Brasil essa nova tecnologia para rede móvel está chegando aos poucos, mas há garantias de que é um grande investimento no que se refere a velocidade de internet.

No estado da Bahia a operadora TIM atua com a tecnologia 5G em 10 municípios: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Mata de São João, Simões Filho, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, Itabuna e Itacaré. Além destes, alguns que ficam no Litoral Norte da Bahia, a exemplo de Praia do Forte, Imbassaí e Sauípe, também contam com mais velocidade em razão da quinta geração de internet móvel.

A chegada da nova tecnologia em outros municípios só será possível após uma autorização da ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações, como explica o diretor comercial da TIM Nordeste, Bruno Talento. “Com o 5G a gente precisa de algumas diretrizes da Anatel. Então essa frequência que é a 3,5 GHz, ela é uma frequência que antigamente era usada pelas TVs. Com isso, a Anatel vai limpando e liberando os municípios gradativamente. Então, à medida que ela vai liberando, temos toda condição técnica para a implementação e liberamos a cobertura”, esclareceu.

Benefícios do 5G

Atualmente, a maioria das profissões exigem uma internet de qualidade e principalmente com ótima velocidade. E justamente essas são algumas das vantagens da tecnologia 5G. Com uma velocidade que pode chegar a ser 100 vezes mais rápida que sua antecessora, a internet 5G também tem a capacidade de conectar 1 milhão de dispositivos a cada km². Além disso, outro grande benefício dessa nova geração é o tempo de resposta quando se é dado um comando a determinado equipamento.

O que fazer para ter acesso

A capital baiana já tem cobertura 5G. Contudo, para o usuário ter acesso à tecnologia, especificamente por meio da operadora de telefonia TIM precisa fazer um simples procedimento. “As pessoas que já têm um aparelho 5G com o chip 4G elas vão ter acesso à tecnologia 5G. Do cliente empresarial ao cliente pré-pago, todos esses clientes podem ter acesso a alta velocidade da nova geração. Agora ainda é preciso ter o aparelho 5G e está embaixo de uma região que tenha cobertura”, pontuou Bruno Talento.

Ainda de acordo com o diretor comercial da TIM Nordeste, a implantação do 5G nos novos aparelhos já está acontecendo. Porém a velocidade com que essa adaptação está acontecendo é algo significativo. Segundo Bruno, em Salvador já se tem registro de utilização de 17% do volume de dados através da tecnologia 5G.

Funcionamento nos grandes festivais

Daqui a menos de um mês o carnaval irá tomar conta das ruas de Salvador. E muitos usuários da operadora de telefonia poderão contar com o 5G e registrar toda a folia e se conectar com outras pessoas muito mais rápido. Outro grande evento que está próximo é o Festival de Verão e a operadora também irá disponibilizar a nova tecnologia para os clientes.

“Nesse evento nós vamos entrar com reforço de cobertura com 20 antenas no Parque de Exposições, que vão propiciar que essas pessoas tenham altíssima  velocidade. No ano passado nós chegamos a velocidade de 1,2GHz com o 5G dentro do Parque. E este ano a gente está reforçando a estrutura para que o desempenho seja ainda melhor”, concluiu Bruno Talento, diretor comercial da TIM Nordeste.

Foto: Ulgo Oliveira / Seinfra

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.