sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PRESIDENTE DA UGT-BA E DO CETER-BA ACREDITA QUE PARQUE TECNOLÓGICO AEROESPACIAL E OBRAS DO NOVO PAC VÃO GERAR EMPREGOS DE QUALIDADE E MELHORES SALÁRIOS NA BAHIA

João Paulo - 21/01/2024 14:28

Em solenidade de lançamento do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia e anúncio das obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), nesta quinta-feira (18), na Base Aérea de Salvador, o presidente da UGT-BA e do Ceter-BA, ligado à Setre, Marcelo Carvalho, afirmou que “mais uma vez a Bahia sai na frente e só tem a ganhar com a perspectiva de geração de empregos de qualidade e melhores salários”.

“Mais uma vez a Bahia sai na frente na modernização e no campo da ciência e tecnologia. E no tocante aos investimentos do PAC 2 anunciados pelo ministro Rui Costa (Casa Civil) para o país, grande parte deles são para o Estado e para o desenvolvimento da região Nordeste. Novamente a Bahia vai ser um celeiro de empregos e exportação de tecnologia. O movimento sindical e o movimento de trabalhadores só têm a ganhar com a a perspectiva de geração de empregos de qualidade e melhores salários”, comentou.

Depois de falar sobre a retomada do Brasil e da política de planejamento pelo presidente Lula, o ministro Rui Costa divulgou alguns dos principais projetos do novo PAC na Bahia: R$ 89,5 bi de investimentos em obras públicas, rodovias, portos e ferrovias, como é o caso da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) e do porto de Ilheus. Dentro do eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, anunciou R$ 1,5 bi para mobilidade urbana, urbanização de favelas, contenção de encostas e drenagem, e confirmou a extensão do metrô da Lapa até o Campo Grande.

O lançamento do Novo Pac e a assinatura do acordo entre governos federal e estadual e o Senai Cimatec para a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia ocorreram na presença do presidente Luiz Inácio Lula e dos ministros José Mucio (Defesa), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

O governador Jerônimo Rodrigues; o vice, Geraldo Jr; os presidentes da CNI, Ricardo Alban, e da Fieb, Carlos Henrique Passos; os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, deputados federais e estaduais, além de autoridades militares e empresas do setor aeronáutico também participaram da solenidade e todos destacaram a importância do projeto para oportunizar empregos e educação de qualidade para os jovens, diminuição das desigualdades e potencial estratégico.

Foto: Adson Brito

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.