sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COM PALCO MOVIDO A ENERGIA SOLAR, PROJETO MÚSICA NA ÁRVORE LEVA SHOWS GRATUITOS PARA ITACARÉ, NO PRÓXIMO DIA 27

João Paulo - 20/01/2024 16:00

Com a proposta de promover a cultura de forma sustentável, o projeto Música na Árvore – Solar, que já percorreu várias cidades do Brasil e três países da Europa, chega a Itacaré, no próximo dia 27 de janeiro, com apresentação gratuita de bandas e DJ’s na Praça São Miguel (orla), a partir das 16 horas. Dentre as atrações, DJ Caipiçara, Banda Putorkestra! e DJ Wez Malora e a banda No Stress.

O projeto integra as comemorações pelo aniversário de 292 anos da cidade, localizada na Costa do Cacau, no sul da Bahia. A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré e da Associação dos Profissionais da Música de Itacaré (APMI) e patrocínio da GSL Metalúrgica, UAUIngleza e WLM Scania.

Cultura Sustentável

A matriz energética do evento é fotovoltaica e a energia é obtida através de um carro que funciona como uma estação solar, um veículo equipado com placas solares e um sistema avançado de armazenamento. “É um projeto musical pioneiro, que usa a energia solar como fonte para alimentar o sistema elétrico dos shows, contribuindo para a transição energética’, explica o produtor cultural André Trindade, um dos idealizadores do projeto. “É muito gratificante realizar um evento cultural alinhado com as melhores práticas sustentáveis”, acrescenta. “A cidade de Itacaré tem se consolidado como destino turístico sustentável e está totalmente alinhada à nossa proposta de promover um evento cultural que respeite o meio ambiente, reduzindo a emissão de carbono”, destaca André Trindade.

O projeto, que acontece pela primeira vez na cidade baiana, já teve edições em Brasília, Belo Horizonte, Itaúna, Teixeiras e Viçosa, dentre outros municípios. O Música na Árvore também já circulou pela Inglaterra, Portugal e Suíça. Por seu pioneirismo, ao aderir a transição energética para realizar um evento não poluente, o projeto Música na Árvore – Solar foi premiado pelo IMEC (Instituto Mineiro de Engenharia e Tecnologia) em 2022.

Oficina gratuita de sopro

O projeto também inclui a Oficina de Instrumentos Musicais, Rotina de Estudos para Instrumentos de Sopro, ministrada pelo músico mineiro João Vianna, que comanda uma das principais atrações do projeto, a banda No Stress. O músico, que tem trajetória de destaque na música instrumental, também já tocou com nomes como Lulu Santos, Skank, Pepeu Gomes e 14 Bis. A oficina acontece no dia 27, às 10 horas, no Núcleo Pedagógico de Música. A atividade será gratuita, com acesso por ordem de chegada, e voltada para músicos de sopro, grupos musicais e pessoas interessadas.

Com quatro horas de duração, a oficina vai abordar temas como aquecimento e exercícios para desenvolver resistência, afinação, escalas e arpejos, técnicas de equilíbrio das notas e tocar em naipe, interpretação, diferentes tipos de música brasileira, dentre outros.

Programação:

16h – DJ Caipiçara

17h – Banda Putorkestra!

18h – Banda No Stress

19h- DJ Wez Malora

Sobre as atrações:

DJ Caipiçara

Ao explorar a batida eletrônica como base para releituras de ritmos altamente dançantes como o forró, o xote, o samba de coco e o afrobeat, Caipiçara convida corpos livres, mentes abertas e ouvidos inquietos a embarcarem nesse rastapé futurista. Adentrar esse universo de psicodelia e ancestralidade é se permitir fluir de maneira orgânica entre o moderno e o clássico. E pra colocar pimenta nesse dendê, Caipiçara toca ao vivo triângulo e outros instrumentos percussivos. Pra dançar muito, juntinho ou separado numa experiência pra lá de arretada.

Putorkestra!

O quarteto, formado por músicos e amigos de longas datas, se apresenta com frequência nas principais casas da região com repertório de jazz e música brasileira em formato instrumental. Com grandes performances e excelentes repercussões, a Putorkestra! também já se apresentou nos festivais Oxe, é Jazz, edição Itacaré; e no 1° Ilhéus in Jazz.

Tudo começou quando os integrantes se reuniram em setembro de 2021 para uma Jam Session em um bar. O clima foi muito bom e logo depois da apresentação eles foram abordados por um espectador que já chegou falando “Que som foi esse que vocês fizeram!? Muito bom! Uma Putorkestra!!!”. A partir daí, nasceu a banda Putorkestra!, um quarteto composto de saxofone, piano elétrico, contrabaixo e bateria.

Band No Stress

Durante a pandemia de Covid-19, o músico e produtor musical mineiro João Vianna fez inúmeras apresentações com seu trompete em Belo Horizonte, aproximando famílias de pessoas em isolamento social através da música. Para a etapa Itacaré do Projeto Música na Árvore, o músico convida artistas locais para compor sua banda: Everaldo Passarinho (guitarra), Alexandre Chaves (teclado e sax), Tici Belmonte (percussão), Márcio Bass (baixo) e seu companheiro do Projeto Música na Árvore, Robinho Batera. Uma seleção de sucessos da MPB e pop rock fazem parte do repertório.

O músico João Vianna  trabalhou com nomes de grande música brasileira,  dentre eles Lulu Santos (gravação do CD Assim Caminha a Humanidade), Skank (gravações e shows entre 1991 e 2000), Pepeu Gomes , 14 BIS, Paulinho Pedra Azul, Banda Vil Metal e Grupo Latinamérica. Há 20 anos é líder da Banda Vil Metal.

DJ Wez Malora

DJ, músico de Itacaré, Wez já se apresentou em vários palcos do Brasil e do mundo. Pesquisador de ritmos, ele se autodefine como música mundial. Para o Projeto Música na Árvore, DJ Wez promete um set especial somado com sua técnica e energia de sempre.

Fotos: André Trindade

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.