Os contratos futuros de petróleo encerraram em queda nesta sexta-feira (19), refletindo a falta de impulso significativo na demanda e a presença de motivos para cautela no Oriente Médio não foi suficiente para sustentá-los. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o WTI para março fechou em baixa de 0,95%, a US$ 73,25 o barril, enquanto o Brent para o mesmo mês caiu 0,68%, a US$ 78,56 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE). Na comparação semanal, o WTI registrou um aumento de 0,78%, enquanto o Brent teve uma alta de 0,34%.
A Capital Economics observa que eventos como os ataques de rebeldes houthis no Mar Vermelho, as tensões no Oriente Médio e a guerra entre Israel e o Hamas não foram suficientes para impulsionar o mercado. A consultoria destaca a fraca demanda, o aumento expressivo da oferta em outras regiões e a percepção de que um conflito mais amplo é improvável como fatores que limitaram o apetite dos investidores.
Por outro lado, o TD Securities tem uma visão diferente, acreditando que os preços de energia ainda não refletem totalmente o aumento dos riscos geopolíticos. O banco de investimentos sugere que os preços poderiam estar consideravelmente mais elevados, não fossem as expectativas bastante pessimistas para as commodities.
Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobras