sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VITÓRIA DA CONQUISTA: GESTORES MUNICIPAIS E PRESIDENTE DA FIEB PROJETAM PARCERIA PARA CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA

LUIZA SANTOS - 18/01/2024 15:26 - Atualizado 18/01/2024

Gestores da Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, e representantes do Sistema S e Fieb, na quarta-feira (17), com o objetivo de viabilizar uma aproximação entre o Governo Municipal e essas instituições para capacitação de mão de obra no município.

No decorrer do encontro, foram pautadas questões sobre a necessidade de capacitar pessoal para o Polo Têxtil, batizado de “Feira da Moda”, que, somente de profissionais da costura, vai gerar mais de 2 mil empregos diretos. Eles também discutiram sobre o projeto de um EJA – Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante, capacitação para fornecedores locais, dentre outros assuntos.

De acordo com Carlos Henrique Passos, está difícil encontrar mão de obra qualificada para o trabalho, por isso, parcerias com prefeituras se tornam muito importantes para que sejam desenvolvidos sistemas de profissionalização da população, o que em consequência, resulta na geração de empregos.

Ele ainda destacou que a colaboração entre o Fieb, o Sistema S e a Prefeitura pode criar um mecanismo de capacitação para quem desejar trabalhar. “O nosso papel é a capacitação, então, se nós nos juntarmos para identificar essas necessidades, qualificando as necessidades, e atrair essas pessoas, podemos dizer que estamos em um sistema de cadastramento, de investigação”, disse.

Outro assunto discutido foi uma possível implementação do EJA Profissionalizante. Segundo Patrícia Evangelista, superintendente de Educação Profissional do Senai, o instituto já está fazendo algumas negociações com a Secretaria Municipal de Educação para que esse projeto saia do papel.

A prefeita Sheila Lemos reforçou o interesse da gestão. “Seria bom se a gente também tivesse o link com a indústria, fazendo a capacitação e a intermediação dessa mão de obra, com isso, a gente já fazia a ponte e o caminho inteiro”, sugeriu.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, também ressaltou a importância de Vitória da Conquista ter profissionais qualificados. Conforme destacou, a construção física do Polo Textil está prevista para ser iniciada em março, mas, se ele fosse inaugurado nos próximos dias, não haveria um quantitativo de pessoas preparadas para atuar como costureiras, mecânicos, dentre outros. “Então, a importância dessa parceria para capacitação é fundamental”, declarou o secretário.

Outra sugestão para o crescimento econômico de Vitória da Conquista foi o desenvolvimento de fornecedores locais. Segundo a superintendente do IEL Bahia, Edneide Lima, o sistema tem experiência nessa área, e citou como exemplo a cidade de Camaçari. “É uma opção também que a gente pode avaliar o interesse da Prefeitura, de fazer um programa de capacitação para as indústrias locais, para que elas não precisem buscar fora”. Com isso, mais recursos financeiros permanecerão no município.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.