domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA TERÁ UM SISTEMA DE POUSO E DECOLAGEM DE CARGAS SEM USO DE PILOTO

LIZANDRA MUNIZ - 18/01/2024 19:01 - Atualizado 19/01/2024

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia vai ter um sistema de pouso e decolagem automática usando Inteligência Artificial até abril de 2026. O projeto, que será realizado pelo Akaer em colaboração com o SENAI Cimatec, permitirá que o mais recente drone de carga da empresa, o AKR-H2, seja capaz de transportar de cargas para locais de difícil acesso, sem a necessidade de um piloto.

Nesta quinta-feira (18), o contrato com o SENAI Cimatec foi assinado durante solenidade para anunciar a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador. O evento contou com as participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues.

“Vir aqui anunciar o lançamento de um Parque Tecnológico Aeroespacial não é uma coisa qualquer”, ressaltou o presidente Lula. “Parabéns ao Comando da Aeronáutica, parabéns ao governo da Bahia. Agora, vocês têm um Parque Tecnológico Aeroespacial.”

O Akaerm que terá uma unidade no mais novo polo aeroespacial da Bahia, instalada na Base Aérea de Salvador, em área cedida pela União ao SENAI Cimatec, desenvolve com a produção de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas, desde 2019. De acordo com a empresa, a nova unidade pode gerar 1.000 empregos diretos e outros 5.000 indiretos em até cinco anos.

“O Parque Tecnológico Aeroespacial vai gerar ciência, vai gerar projetos, mas vai também capacitar mão de obra na área”, disse o governador Jerônimo Rodrigues. “Fomos a São Paulo (no ano passado) em uma agenda que nos surpreendeu bastante, na Akaer. Vimos ali o potencial e a possibilidade de avançarmos muito”, continuou.

A expectativa é de que o projeto da nova aeronave deve ser finalizado até abril de 2026.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Reprodução / Google Earth

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.