A saudade vai se despedir hoje dos corações rubro-negros. Depois de um mês e meio longe dos gramados, o Vitória estreia na temporada e com status elevado, já que voltou a integrar a elite do futebol nacional. Às 19h15, o time visita o Jacuipense, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Há cinco anos sem conseguir sequer avançar às semifinais, o Vitória está em dívida com a torcida e busca quebrar o jejum de títulos estaduais. A última vez que o rubro-negro ergueu a taça do Baiano foi em 2017, quando bateu o Bahia na final.
De lá para cá, viu o rival tricolor comemorar o tricampeonato de 2018 a 2020 e voltar a festejar em 2023. Em 2021 e 2022, o Leão assistiu à superioridade do interior com o bicampeonato do Atlético de Alagoinhas. A partir de hoje, o torcedor rubro-negro será apresentado aos poucos aos 14 reforços contratados: os goleiros Muriel, Alexandre Fintelman e Maycon Cleiton, os laterais Patric Calmon, Lucas Esteves e Raul Cáceres, o zagueiro Cristián Zapata, os volantes Willian Oliveira e Caio Vinícius, o meia Luan, e os atacantes Erick Castillo, Caio Dantas, Everaldo e Alerrandro.
Nem todos, porém, estão liberados para estrear.Nesta lista, estão Maycon Cleiton, Luan, Alerrandro e Everaldo, que desembarcaram em Salvador nos últimos dias. Já os outros dez reforços tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo da CBF e estão à disposição para entrar em campo.
Quem jogará?
O técnico Léo Condé deu boas pistas sobre qual será o time que enfrentará o Jacuipense. A tendência é que ele opte por manter a base da equipe campeã da Série B no ano passado, com poucas adições. “A gente teve a chegada de atletas importantes. O clube se movimentou bastante dentro das suas condições. Mas acho que o principal reforço foi conseguir manter a base da equipe do ano passado (…) O mais importante de começar temporada é ter uma equipe base montada, e nós temos. A gente teve 12 ou 13 dias de trabalho, ainda é pouco para deixar eles bem condicionados. Mas temos um conjunto bom, devemos mudar só três ou quatro peças”, disse o treinador.
Cada setor deve ter apenas uma mudança. Pelo que indicou Condé, a novidade da defesa será o lateral esquerdo Patric Calmon, que se juntará ao goleiro Lucas Arcanjo, ao lateral direito Zeca e aos zagueiros Camutanga e Wagner Leonardo. No meio-campo, o volante Dudu e o meia Matheusinho devem ganhar a companhia de Willian Oliveira. E, no ataque, Osvaldo e Iury Castilho devem ser mantidos, com a entrada do centroavante Caio Dantas. Vale lembrar que o artilheiro Léo Gamalho se recupera de lesão no joelho.
“A gente vai sentindo no dia a dia. Alguns chegaram em boas condições físicas, já podem estrear. Outros ainda requerem tempo. Temos uma base de equipe e alguns jogadores que chegaram em nível mais avançado, como o Willian e o PK [Patric Calmon], podem começar jogando. Caio Dantas também. Isso conta para colocar o atleta desde o início”, comentou Condé. Um possível time do Vitória contra o Jacuipense tem Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Dudu, Willian Oliveira e Matheusinho; Osvaldo, Caio Dantas e Iury Castilho.
Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV