quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

COMÉRCIO APOSTA NO CRESCIMENTO DAS VENDAS PARA O CARNAVAL

João Paulo - 17/01/2024 15:00

Há menos de um mês para começar o carnaval de Salvador, muitas lojas e armarinhos já estão devidamente arrumados só esperando a clientela chegar. Muitos foliões já estão buscando itens carnavalescos para curtir a festa esse ano. Diante disso, a expectativa dos lojistas é grande. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas-Ba), Paulo Motta, os foliões hoje em dia procuram mais peças de vestuário, para aproveitar a festa momesca com conforto. Essa nova procura é um cenário um pouco diferente de anos atrás.

“O período de carnaval sempre teve uma grande influência nos resultados econômicos das lojas anos atrás. Quando as pessoas compravam itens para fazer fantasias e adereços. Hoje existe um sistema muito forte de blocos em que as confecções são próprias. Com isso, as opções de varejo para o período do carnaval são as roupas leves, que fazem as pessoas se sentirem mais à vontade”, explicou.

Ainda assim, há quem goste de criar sua própria roupa para curtir a maior festa de rua do planeta. Porém, o carnaval vai muito além de curtição. Tem muita gente que aproveita para fazer uma renda extra produzindo e customizando acessórios neste período. Deise Oliveira (40), juntamente com sua filha costuma fazer acessórios para vender no período carnavalesco. Para ela, é mais uma maneira de conseguir um dinheiro a mais para complementar a renda de casa.

“Eu compro aqui no atacado para produzir e vender. Para o carnaval fazemos fantasias, acessórios e adereços para o cabelo, por exemplo, além de brincos e colares. A tendência desse ano é a estampa listrada e as cores quentes do verão. Fazemos peças a partir de R$8. Nós vendemos no próprio bairro, então as pessoas vão passando, vê os adereços e já leva”, falou. Tiaras, máscaras, coroa de flores, fantasias completas e glitters são algumas das opções que se encontram nas lojas do centro da cidade. Para muitos lojistas, ainda está um pouco cedo, mas já tem cliente procurando um item especial para compor o look do carnaval.

Bianca da França (30) é atendente em uma loja que fica na Avenida Sete de Setembro, centro de Salvador. Ela confessa que as vendas ainda não estão muito boas, mas a expectativa está alta. “Por estar iniciando agora, pode ser que melhore, mas no momento não está lá essas vendas todas não. As pessoas se empolgam quando está mais perto do carnaval. As tiaras de Léo Santana do Baile da Santinha, as asas e saias de tule são os itens que a galera mais procura”, contou.

Em outra loja, carregando uma cesta com diversos itens, incluindo tiaras estava a estudante Andreza Oliveira (21). De forma artesanal e personalizada ela conta quais são os itens que ela mais produz. “Geralmente eu faço plaquinhas, tiaras, tudo para carnaval. As pessoas pedem o que está mais em alta. Ano passado, por exemplo, saiu tiaras com frases. Esse ano, provavelmente terá alguma fala do Big Brother. Minha expectativa esse ano é vender muito para curtir o carnaval”, comentou animada.

Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.