sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE DEVE PRIORIZAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES, INFORMA AVALIAÇÃO TÉCNICA

LIZANDRA MUNIZ - 15/01/2024 15:05

A aplicação da vacina contra a dengue no Brasil deve ser feita inicialmente para crianças e adolescentes em um primeiro momento. A proposta é fundamentada na orientação da Organização Mundial da Saúde, que estabelece a faixa etária entre 6 e 16 anos. Entretanto, no caso do Brasil, a restrição pode variar entre 9 e 14 anos para pegar a janela de outras vacinas como HPV e meningite.

Na manhã desta segunda-feira (15), a sugestão foi realizada através da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações ao Ministério da Saúde, que pode aceitar ou não. A vacina Qdenga é do laboratório japonês Takeda Pharma.

Uma outra sugestão é fazer um recorte regional, mas é necessário definir quais municípios serão contemplados e quais critérios serão aplicados. O grau de hospitalização, casos registrados e histórico da doença são algumas das alternativas.

O recorte deve acontecer justamente porque a fabricante ainda não tem condições de fornecer o imunizante para todo o país, ficando somente em 5 milhões de doses. Se a população entre 4 e 60 anos seja contemplada de uma vez, seriam necessárias mais de 200 milhões de doses, já que a imunização requer duas doses.

(G1)

 

 

Foto: Hugo Aquino/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.