Para incentivar a economia circular para uma produção mais sustentável, além de promover a economia verde, um projeto implantado na capital baiana transforma descartes têxteis em peças úteis vendidas a preços acessíveis para beneficiar projetos comunitários.
O projeto Repense Reuse tem como objetivo a reutilização de roupas de segunda mão, a partir da coleta das peças em contêineres localizados nos bairros de Salvador. Antes de se tornar um produto sustentável, os têxteis são submetidos a uma análise no Centro de Armazenamento e Triagem, em Lauro de Freitas, para categorização, classificação e higienização do material.
A partir daí as roupas usadas podem ser vendidas ou usadas de forma criativa para serem transformadas em novas peças pelas costureiras habilitadas nos projetos sociais da Humana Brasil.
Desde 2021, as pessoas contribuem diariamente com a doação de roupas de segunda mão nos pontos de coleta. Ao todo, já foram coletadas 350 toneladas de têxtil e com o resultado positivo através das vendas, famílias foram atendidas.
(Portal A Tarde)
Foto: Divulgação