sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.25 Dólar 5.6342

BAHIA É O TERCEIRO ESTADO COM MAIS PEDIDOS DE BLOQUEIO NO PROGRAMA CELULAR SEGURO

João Paulo - 15/01/2024 07:00 - Atualizado 15/01/2024

A onda de violência na Bahia está cada vez mais maior. Segundo números do governo federal, a Bahia é o terceiro estado com mais pedidos de bloqueios através do aplicativo Celular Seguro. São Paulo e do Rio de Janeiro são os primeiros colocados. Até o momento, mais de 780 bloqueios de celulares foram registrados na Bahia pelo aplicativo que promete ajudar a diminuir os furtos na cidade. O programa facilita o bloqueio de smartphones roubados, furtados ou perdidos e já supera 1 milhão de usuários.

A Bahia empatou com Pernambuco, ambos com a emissão de 781 alertas até o dia 12 de janeiro, mais do que em Minas Gerais, que registrou 622 alertas de bloqueio. São Paulo teve o maior número de bloqueios de aparelhos, com 2.755 acionamentos, e o Rio registrou 1308 notificações. As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que lançou o programa em meio ao crescimento de crimes desse tipo em todo o Brasil. Na Bahia, furtos de celulares cresceram 51% e roubos 132%, entre 2021 e 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Juntos, os crimes somam mais de 83 mil ocorrências no estado.

O objetivo do Governo Federal é tornar o aparelho um “pedaço de metal inútil”, como disse o secretário executivo do MJSP Ricardo Cappelli, em um post no X (antigo Twitter). O Celular Seguro ainda passa por aperfeiçoamentos e, em fevereiro, as operadoras de telefonia devem começar a bloquear as linhas telefônicas após receberem o alerta. “Quando um aparelho é roubado, há vários riscos com a segurança cibernética”, diz Anderson Kleyton Laviola, head do centro de operações da Asper, empresa especializada em cibersegurança. “Garantir a proteção dos dados e agir rapidamente para bloquear ou rastrear o dispositivo é crucial para mitigar esses riscos”, completa.

Até sexta-feira (12), o aplicativo já tinha registrado 10.552 alertas de usuários em todo o país, sendo 74% decorrente de roubos (4.572) e furtos (3.294). Foram 2.144 perdas de aparelhos celulares e 542 por motivos não especificados. A ferramenta não oferece opção de desbloqueio. Depois de realizado, o usuário precisa solicitar acesso às contas diretamente com as operadoras e bancos.

 

Crédito: Maysa Polcri/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.