Uma vacina mais avançada contra os sorotipos de Streptococcus pneumoniae, causadoras de doenças graves como meningite, bacteremia (infecção no sangue), pneumonia, sinusite e otite média aguda, já está disponível no Brasil. Com o nome de Vaxneuvance (ou vacina adsorvida pneumocócica 15-valente), ela se difere do imunizante anterior, disponível na rede privada, porque amplia a proteção com a inclusão de mais dois sorotipos.
“A Pneumocócica 15 é uma vacina indicada para bebês (a partir de dois meses), crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses para imunização ativa na prevenção de pneumonia, otite média aguda, sinusite e doença invasiva, que ocorre quando uma bactéria invade partes do corpo, geralmente livres de microrganismos, como a corrente sanguínea (bacteremia) e os tecidos e fluidos que rodeiam o cérebro e medula espinhal (meningite). Também é indicada para adultos com 18 anos ou mais para prevenção de doença invasiva e pneumonia causadas por 15 sorotipos diferentes de Streptococcus pneumoniae”, explica a infectologista e consultora de vacinas do Sabin Diagnóstico e Saúde, Ana Rosa dos Santos.
O esquema vacinal recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) é composto de três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço entre 12 e 15 meses. “Mesmo quem já iniciou o esquema de vacinação com outra pneumocócica, pode concluir com a vacina Pneumocócica 15. Para crianças a partir de 2 anos e adultos, recomenda-se dose única da Pneumo-15”, explica a especialista.
A doença pneumocócica, infecção causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, pode afetar os pulmões, o sangue, o sistema nervoso central e outras partes do corpo. Segundo a Sbim, a bactéria é a maior causa de mortalidade infantil por doenças preveníveis por vacinas. Entre adultos a partir dos 50 anos, principalmente naqueles acima de 60 anos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes, a pneumonia pneumocócica também é uma das principais causas de internação e morte.
“Ela pode causar uma variedade de sintomas, como infecção nos pulmões (pneumonia), que pode causar febre, tosse, falta de ar e dor no peito; infecção das meninges (meningite), que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, além de bacteriemia, que é disseminação da bactéria pelo sangue, otite média aguda e sinusites. E, em casos graves, a doença pode levar à morte”, alerta a médica.
A vacinação é a melhor forma de prevenir a doença. No Brasil, a vacina Pneumocócica conjugada 10-valente (PCV10) é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças menores de 2 anos. Na rede privada, até a chegada da Pneumo-15, a Pneumo-13 era a vacina disponibilizada.
Onde encontrar a vacina
Em Salvador, a Pneumo-15 está disponível nas unidades físicas do Sabin nos bairros de Alphaville, Graça e Itaigara. Já em Lauro de Freitas, é possível se vacinar na unidade que fica em Vilas do Atlântico. Em ambas as cidades, a vacina pode ser adquirida nas unidades físicas ou pelo site http://www.sabin.com.br. A empresa também oferece a opção de aplicação das vacinas pelo do serviço de atendimento móvel, quando a equipe do Sabin vai até ao cliente para ministrar o imunizante. O mesmo acontece na unidade de vacina do Sabin em Barreiras, no oeste da Bahia. Para solicitar, basta acessar o endereço https://www.sabin.com.br/agendamentos.
Foto: Acervo Sabin