quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

SUPLEMENTO ALIMENTAR ESTÁ EM 55% DOS LARES NA CAPITAL BAIANA

João Paulo - 10/01/2024 10:00

Item cada vez mais presente nas prateleiras e dietas dos brasileiras, os suplementos alimentares vem se popularizando e ganhando seu espaço. Estima-se que pelo menos uma pessoa em 59% das famílias faz uso dessas substâncias, segundo levantamento da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) em sete capitais – Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Belém (PA). Isso representa um crescimento de 10% nos últimos cinco anos.

Em Salvador, a representatividade nos lares é um pouco menor que a média nacional, 55%. No entanto, existe o crescimento no consumo desses produtos entre os soteropolitanos, com alta de 12%  nos últimos cinco anos. O cenário é puxado por fatores como as ações feitas por influenciadores digitais e a vivência de realidades desafiadoras como a da pandemia da Covid-19, explica Haroldo Lordello Filho, nutricionista esportivo.

“A preocupação com a imunidade acabou fazendo com que as pessoas buscassem o artifício da suplementação para fortalecer realmente o sistema imunológico e se prevenir do acometimento da Covid. Mas, no âmbito esportivo, a gente tem também o crescimento por conta dos influenciadores digitais, que resultou no grande crescimento de consumo de suplementos ergogênicos, como a gente chama. São produtos que visam ajudar na melhora da performance ou na melhora da recuperação após a sessão de atividades físicas”, destaca.

Mas para que servem os suplementos alimentares? Como começar? Qualquer um pode utilizar? Seja para complementar sua dieta ou melhorar seu desempenho esportivo, bem-estar e saúde em geral, é preciso saber escolher bem qual suplemento utilizar. Isso para que você não jogue seu dinheiro fora ou prejudique sua saúde, , como explica o doutor em Endocrinologia pela FMUSP Título de Especialista pela SBEM, Cristiano Barcellos.

“O próprio nome suplemento já sugere que não é uma coisa para todo mundo. Independentemente do sexo, do gênero, da idade, da doença. Não é uma coisa para todo mundo. Quando você vai suplementar alguma coisa, você vai fazer algo além do que o standard care, que é o tratamento básico, a conduta básica”. Para tirar essas e outras dúvidas e ajudar a você que quer manter aquele shape para o verão ou dar aquela ‘aditivada’ na dieta, o Portal A TARDE conversou com nutricionistas e médicos da áreas esportiva para entender a melhor forma de usar os suplementos alimentares como aliados e tomar todos os cuidados.

Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.