Crianças que estudam nas escolas comunitárias de Salvador terão os mesmos benefícios que os meninos e meninas da rede municipal de ensino regular. Foi lançado nesta terça-feira (9), o edital e o credenciamento para as instituições interessadas. São 139 instituições de ensino registradas, que atendem 19 mil estudantes. Em 2024, serão fornecidos dois pares de tênis, mochila, dois fardamentos completos, material pedagógico e kit escolar com estojo, lápis, caderno e outros itens.
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) comentou sobre a parceria com as instituições. Na realidade, as escolas comunitárias prestam assistência as crianças da educação infantil, de 0 a 5 anos, que não conseguiram vaga na rede regular. O gestor anunciou uma 13ª parcela dos repasses realizados para essas instituições e a inscrição delas no Programa Morar Melhor, para reforma das unidades.
“O que nós estamos fazendo aqui é mudar a lógica dessa relação, que existe há muito tempo, entre a Prefeitura e as escolas parceiras. Antes, nós éramos meros repassadores de recursos. A gente recebia o recurso federal, credenciava as escolas e repassava. E, efetivamente, vocês seguiam realizando esse trabalho belíssimo, enquanto a gente cuidava do trabalho na nossa rede própria”, disse.
Para realizar o credenciamento para 2024, é preciso fazer o cadastro de forma online, pelo site http://escolasparceiras.salvador.ba.gov.br. O edital já está disponível pelo site da Secretaria Municipal de Educação (http://educacao.salvador.ba.gov.br). Após a inscrição, o processo tem sete etapas: análise de documentação, julgamento da comissão técnica, divulgação do resultado provisório, recurso, divulgação de resultado definitivo, formalização de processo individual e publicação.
(Correios)
Foto: Ana Albuquerque