domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1588

OLODUM FAZ PRIMEIRO ENSAIO GRATUITO DE 2024 NO PELOURINHO

João Paulo - 08/01/2024 11:40

Não houve lugar em Salvador com a mesma energia do Largo Tieta, no Pelourinho, na tarde deste domingo (7). Os fãs do Olodum ocuparam todos os cantos do espaço, que foi palco do primeiro ensaio do Projeto Domingos Musicais do Bloco Olodum neste ano. O evento é gratuito e acontecerá em todos os domingos de janeiro.

Centenas de pessoas foram embaladas por clássicos do bloco afro, como ‘Doce Mel’, ‘Rosa’ e ‘Madagascar’. Na grade do evento, a técnica de enfermagem Vanuza Barreto, 53 anos, chamava atenção: vestida com uma camiseta que estampava o símbolo do Olodum, que também estava marcado na pele (uma tatuagem no ombro), a mulher contagiava toda a multidão ao cantar todas as músicas do repertório.

O amor pelo Olodum começou em 1990, quando ela começou a frequentar os ensaios do bloco ao lado da irmã. “Eu amo o Olodum desde que me entendo por gente. A batucada é tão gostosa que a gente acaba internalizando esse swing. É emoção pura”, diz Vanuza. As amigas Odara Santana, 43, Emile Santos, 35, e Lília Masa, 43, chegaram no Largo Tieta por volta das 12h, com um único objetivo: conseguir uma vista privilegiada do ensaio. O trio concluiu a missão e foi embalado pelo swing do bloco ao lado do palco, a poucos metros dos músicos.

“Olodum é a minha segunda casa. A energia é a mesma, nunca muda, sempre fico arrepiada. Agora, é só aguardar o Carnaval”, disse Odara Santana, que saiu do Vale das Pedrinhas para curtir o ensaio. Dançarina do Olodum desde os dois anos, Dora Lopes, 39, foi responsável conduzir o público por meio da dança. “A experiência de hoje [do ensaio] é incrível. A expectativa pelo Carnaval é a melhor possível, ainda mais por causa do tema deste ano, o Wodaabe, o Povo do Sorriso. Vai ser um Carnaval de sucesso para todos nós”, disse.

O tema oficial do Olodum para o Carnaval 2023 é “Wodaabe, o povo do sorriso, uma história de beleza, diversidade e poder feminino“. O povo Wodaabe é um grupo étnico africano conhecido por cerimônias únicas e pelo exercício da poligamia por parte das mulheres. Com muito entusiasmo, Lucas Di Fiori, um dos cantores do Olodum, celebrou o ensaio gratuito no Pelourinho. “Vivemos uma mistura de emoções. Nós crescemos aqui no Pelourinho, cantando para o nosso povo. É um felicidade muito grande voltar aqui é cantar para todos, gratuitamente”, diz Di Fiori.

Pensando no Carnaval, o vocalista afirma que espera uma linda festa. “Serão dois dias gratuitos para a população e um dia pago. A expectativa é melhor possível, de uma festa feita para o povo. São 45 de Olodum, com nova diretoria e novas ações. A gente espera que tudo dê certo”, pontua.

Agenda Ensaios e Carnaval

No Carnaval, o Olodum sai com o bloco gratuito na sexta-feira e a pipoca tradicional da terça-feira. No domingo, o bloco privado sai no circuito Dodô (Barra-Ondina). Antes disso, os foliões podem curtir os ensaios que acontecem todas as terças-feiras de janeiro, por meio do projeto a Terça da Bênção (evento pago), e todos os domingos de janeiro, de forma gratuita. Ambos os formatos acontecem no Pelourinho.

Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.