Nesta segunda-feira (8), o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores, terminou em alta com investidores aguardando dados da inflação norte-americana após uma revisão nas apostas de cortes de juros pelo Federal Reserve em 2024. O dólar começou a semana com uma leve queda.
O pregão teve sinais trocados, devido à queda nos preços de commodities no mercado internacional. Enquanto ações importantes para o índice diminuíram, como Vale e Petrobras, a menor pressão nos juros fez com que ações sensíveis às taxas aumentassem.
Também nesta semana, serão divulgados os preços no Brasil em dezembro, medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A expectativa é de que o ano termine dentro da meta de inflação, o que ajuda a manter o ritmo de corte de juros pelo Banco Central.
Dólar
O dólar fechou em um leve queda de 0,02%, cotado a R$ 4,8707.
Com o resultado, a moeda americana acumula:
Ibovespa
O Ibovespa encerrou em alta de 0,31%, atingindo os 132.427 pontos. Os dados preliminares indicam que os papéis da Vale e da Petrobras, de maior peso no índice, diminuíram 0,51% e 0,75%, respectivamente.
Com o resultado desta segunda, o Ibovespa acumula:
(G1)
Foto: Divulgação