A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou dados nesta segunda-feira (8) indicando que as exportações de carne de frango do Brasil alcançaram um recorde em 2023. No ano passado, o país, que é o principal exportador global, enviou ao exterior 5,14 milhões de toneladas de carne de frango, abrangendo diversos tipos de produtos, tanto in natura quanto processados.
Em termos de receita, houve um aumento de 0,4% em comparação com 2022, totalizando um novo recorde de US$ 9,79 bilhões ao longo de 12 meses.
Apesar dos desafios enfrentados durante o ano, incluindo flutuações significativas nos mercados e nos custos de produção, o resultado foi extremamente positivo, confirmando as projeções previamente estabelecidas pela ABPA para o ano de 2023.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou que os resultados das exportações refletem a confiança global no trabalho de excelência em biosseguridade realizado pelas empresas do setor, com o respaldo do Ministério da Agricultura, o que contribuiu para manter o país livre da Influenza Aviária.
Pela primeira vez, o Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de toneladas exportadas em um único ano, impulsionado pelo desempenho positivo de dezembro, que registrou a exportação de 467,2 mil toneladas de carne de frango, representando um aumento anual de 20,9%.
Dezembro marcou o segundo maior volume embarcado em um único mês desde o início da série histórica, ficando atrás apenas de março de 2023, que atingiu 514,6 mil toneladas. A receita gerada pelas exportações em dezembro do ano passado foi de R$ 818,9 milhões, representando um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2022.
Foto: Reprodução