O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckimin, celebrou nesta sexta-feira (5), o fim do antidumping aplicado pelos Estados Unidos aos tubos soldados de aço não-ligado de seção circular importados do Brasil.
Ele referia-se a uma decisão, que estava em vigor desde 1992, da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês), que suspendeu o direito antidumping aplicado a esses produtos nesta quinta-feira (4).
Na prática, os EUA deixarão de cobrar taxas adicionais de 103,4%, sob a forma de alíquota “ad valorem”, na importação de tubos soldados de aço não-ligado originários do Brasil, o único país a ser excluído da medida. Não houve mudança ou revogação das medidas de proteção comercial referentes aos demais mercados.
A decisão anunciada na quinta é consequência da conclusão de que a suspensão da medida para as exportações brasileiras não causará danos materiais à indústria dos EUA. De acordo com a secretária de Comércio Exterior da pasta, Tatiana Prazeres, a medida é “muito positiva” para as exportações brasileiras.
(Estadão)
Foto: Divulgação