terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8306 Dólar 5.4426

FESTIVAL VIRADA SALVADOR: CERCA DE 12 TONELADAS DE LATINHAS CONSUMIDAS SERÃO RECICLADAS

Emilly Lima - 04/01/2024 19:30

A Novelis, empresa de produtos laminados e reciclagem de alumínio, realizou a compra de, cerca de, 12 toneladas de latinhas de alumínio consumidas durante a 10ª edição do Festival Virada Salvador, que aconteceu entre os dias 28 de dezembro e 01 de janeiro em Salvador (BA).

Durante os três dias de evento, a coleta do material foi realizada realizado por 12 associações e cooperativas de Salvador: Cooperbari, Canore, Camapet, Cooperes, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla, Coleta Cidadã, junto com a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, que fazem parte do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia e contou com o apoio de mais de 100 catadores(as) de materiais recicláveis autônomos.

Após a separação, as latinhas de alumínio pós-consumo foram destinadas para o Centro de Coleta da Novelis, localizado em Salvador (BA), e seguirão para a fábrica da empresa em Pindamonhangaba (SP), considerada o maior Complexo de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo.

“Em 2022, a Novelis reciclou 31 bilhões de latinhas de alumínio pós-consumo. Só em 2023, em parceria com cooperativas de reciclagem, devolvemos para a cadeia produtiva mais de 50 toneladas de latinhas consumidas em grandes festividades no país”, explica Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis.

Ciclo da latinha
A empresa possui 14 Centros de Coleta distribuídos pelo Brasil. Nesses locais, as cooperativas e demais fornecedores vendem a sucata de alumínio, que, posteriormente, é enviada à fábrica de Pindamonhangaba, onde será realizada a reciclagem. O local conta com capacidade de 720 mil toneladas/ano para laminação e 500 mil toneladas/ano para reciclagem.

A possibilidade de ser infinitas vezes reciclado, sem perder suas propriedades, é uma das características do alumínio que contribui com o sucesso da circularidade da latinha de bebida pós-consumo. O ciclo da latinha de alumínio dura em torno de 60 dias.

Isso significa que, do momento em que os consumidores escolhem uma bebida em lata na prateleira do mercado, até o momento em que ela volta para o comércio, são cerca de dois meses para realizar a coleta e a reciclagem, a fim de torná-la novamente uma latinha.

Foto: Divulgação/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.