A primeira semana de 2024 tem previsão de chuvas fortes em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. De acordo com o InstInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos estados do Piauí e Maranhão, além de áreas do norte de Minas Gerais e do centro-sul da Bahia, a expectativa é de grandes volumes nos primeiros dias do ano, com acumulados de 150 a 250 milímetros.
A formação de uma Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a partir desta terça-feira, traz possíveis precipitações e temporais para todas as regiões do país. A ZCAS é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a umidade do ar do oceano Atlântico se encontra com umidade do ar da Amazônia, provocando chuva.
A previsão de chuva, no entanto, não elimina o calor na maior parte do país. Ainda de acordo com o Inmet, janeiro será um mês de altas temperaturas, com calor acima da média, principalmente no Norte e Nordeste. Na região sul, segundo dados divulgados pelo MetSul, a expectativa é de clima agradável, sem grandes picos de calor. Nesta primeira semana, a chuva também chega ao Nordeste do país. As precipitações devem ser mais intensas na Bahia, centro-sul do Maranhão e centro-sul do Piauí, com volumes de até 120 mm.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil