sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CERCA DE 48% DOS NEGÓCIOS FECHAM AS PORTAS POR FALTA DE PLANEJAMENTO, APONTA PESQUISA

LIZANDRA MUNIZ - 01/01/2024 09:00

No início de ano, é comum rever os equívocos, as necessidades dos últimos  12 meses que se passaram e traçar planos para os próximos que estão por vir. Para os micro e pequenos empreendedores, não é diferente, especialmente no que se refere às finanças, uma vez que pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que aproximadamente 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos devido à falta de planejamento e gestão financeira adequada. Por isso, especialistas concordam que é importante aproveitar esse momento para pensar em como manter o negócio.

Especialista em Gestão de Negócios e fundadora da Escola Cafeína – Cursos Práticos para Empreendedores, Anajúlia Paes não tem dúvidas de que a falta de planejamento financeiro pode fazer o negócio a fechar as portas. Ela defende que esta etapa pode ser realizada em qualquer época do ano, mas também acredita que este é um período de início de ano estratégico, uma vez que as pessoas já têm o hábito de usá-lo para olhar para o passado e planejar o futuro.

“Quando você muda de ano, tem empresa que atualiza preços, que pode mudar um pouco da sua conduta, que pode avaliar o que é que vai fazer de novo no ano seguinte. Tudo isso pode ser repensado também dentro de um ciclo de julho a junho também, mas início de ano é uma ótima época para fazer o planejamento estratégico, porque a gente é estimulado a pensar em mudanças e melhorias”, afirma.

Apesar disso, Anajúlia afirma que a falta de um planejamento é um problema recorrente entre os empresários, sobretudo porque nem todo mundo dão à gestão financeira a devida importância. “Muitos donos de negócios acreditam que a empresa, do jeito que está, caminha bem, mas, às vezes quando ele não tem o planejamento financeiro, ele está desperdiçando dinheiro, está reduzindo lucro, usando dinheiro no lugar errado”, afirma.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.