quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

SETOR IMOBILIÁRIO APOSTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OUTRAS TECNOLOGIAS PARA AUMENTAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE 

João Paulo - 30/12/2023 11:00 - Atualizado 30/12/2023

Falar de modernidade é falar em tecnologia nas mais diversas nuances. Seja através da inteligência artificial, ChatGPT ou realidade aumentada, o fato é que estamos rodeados por todos esses elementos tecnológicos no dia a dia. No mercado imobiliário não é diferente. Atualmente, empresas da área apostam cada vez mais em inovações para garantir experiências ainda mais completas aos seus clientes.

Sendo por muito tempo considerado um setor tradicional no país, com a pandemia de Covid-19, a transformação digital do mercado imobiliário ganhou novos e decisivos capítulos. Hoje, em muitos casos, o cliente conta com um suporte digital e inúmeras ferramentas presentes desde a escolha do imóvel até a moradia efetiva. Na Bahia, essa realidade já faz parte dos processos do grupo MRV&CO, que tem buscado trazer inovações para as suas marcas, de modo a contribuir com uma experiência agradável, assertiva e segura para os futuros moradores dos imóveis.

Alguns desses aparatos tecnológicos podem ser vistos na Sensia, incorporadora MRV&CO voltada para o segmento de médio padrão, através de dois empreendimentos já lançados, em Salvador. Inicialmente, os clientes podem vivenciar uma experiência completa com dispositivos tecnológicos na loja conceito, localizada na Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores.

Tour virtual

Além do investimento em uma unidade inteiramente decorada, o local conta com um espaço que apresenta as possibilidades de personalização dos acabamentos e o exclusivo powerwall – com óculos 3D e tela interativa, um sistema de realidade virtual especialmente pensado para transmitir a sensação de entrar em uma das unidades e enxergar, por exemplo, a vista real do apartamento a depender do andar de interesse. A tecnologia, inédita no mercado, também permite que o cliente veja a incidência da luz solar ao longo do dia e em períodos diferentes do ano.

Esse tour virtual facilita na hora de entender como o apartamento, muitas vezes comprado na planta, irá ser entregue ao seu futuro dono. Nele, é possível visualizar a versão completa dos cômodos, decorados ou não, trazendo uma dimensão completa do imóvel. De acordo com Matheus Batista, gerente de canais de vendas da Sensia, os óculos 3D já estão presentes em outros empreendimentos da MRV&CO em Salvador. O seu uso contribui, mensalmente, para o atendimento de cerca de 800 pessoas interessadas em adquirir um imóvel novo na cidade.

O ChatGPT no auxílio das vendas

Sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, o ChatGPT, lançado no final de 2022, tem feito parte da integração de diversos processos dentro do setor imobiliário. A inteligência artificial é capaz de realizar a criação de textos, a exemplo de legendas para descrição de imóveis; responder perguntas sobre determinados assuntos; auxiliar no atendimento ao cliente; criar de códigos de programação; entre outras demandas do mercado.

De olho nesse novo momento, a MRV&CO implementou o sistema ChatGPT para aprimorar a assertividade no atendimento de vendas. Unido a Mia, a Inteligência Artificial (AI) de atendimento baseada no Watson da IBM, o grupo integrou o sistema ChatGPT ao BOT, combinando ambas as tecnologias para aprimorar ainda mais o atendimento comercial.  Atualmente, cerca de 50% das vendas da construtora são originadas por atendimento de IA e 93% dos primeiros atendimentos comerciais são finalizados sem intervenção humana, garantindo eficiência e abrangência no atendimento de vendas através do uso consciente da tecnologia.

Modernidade que vai além da entrega das chaves

Se engana quem pensa que as inovações acabam após a assinatura do contrato do imóvel e da entrega das chaves. Com a pandemia, houve um impulsionamento na digitalização das compras e a ascensão dos marketplaces como solução prática e segura para aqueles que estão montando a nova moradia. Especialistas atribuem o bom desempenho dessas funcionalidades às demandas do mercado e à mudança de comportamento dos consumidores, o que acaba gerando um consumo maior das novas tecnologias, mesmo após a finalização da obra.

O Mundo da Casa, marketplace da MRV&CO, registrou, no primeiro semestre de 2023, cerca de R$53 milhões em Volume Bruto de Mercadorias (GMV). O serviço está focado na potencialização da experiência de moradia, trazendo um olhar atento para qualidade, segurança e satisfação do cliente ao unir as necessidades dos moradores com a expertise de parceiros criteriosamente selecionados. Dessa forma, o marketplace oferece facilidades que vão desde acabamentos e móveis com condições exclusivas até minimercado, box delivery e internet de alta qualidade para os condomínios.

A otimização da rotina na gestão condominial também tem sido um ponto bastante discutido nos últimos anos, através de questionamentos acerca de como a tecnologia pode ajudar nessa organização. Síndico do condomínio Solar dos Mares, em Lauro de Freitas, Luís Claudson dos Santos, têm experimentado mais agilidade e profissionalismo na administração desde a chegada do software de gestão condominial na sua rotina, o Conviver MRV. O software, desenvolvido pela uCondo, em parceria com a MRV, uma empresa do grupo MRV&CO, é disponibilizado de maneira personalizada para cada condomínio e sem custo aos moradores.

Com capacidade de simplificar a rotina de administração e convivência, seja por meio de dispositivos móveis ou computadores, a plataforma conta com um único espaço virtual, conectando moradores, síndicos, administradoras, porteiros e bancos. Além disso, o aplicativo traz permite realizar reserva de áreas comuns do condomínio, gerar segunda via do boleto, retirada de correspondências por QR Code e acompanhamento das manutenções de rotina, além de estar conectado diretamente ao acesso de um marketplace com cupons de desconto nas principais lojas.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.