sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.0895 Dólar 5.5686

MUNICÍPIOS DA BAHIA FICAM SEM ÁGUA POR CAUSA DA FALTA DE ENERGIA

João Paulo - 30/12/2023 08:00

A falta de energia tem causado também a falta de água em diversas cidades da Bahia. Na manhã desta sexta-feira, 29, faltou energia na barragem de Aracatu, no sudoeste da Bahia. Com isso, as bombas pararam de operar, interrompendo o fornecimento de água também em Vila Mariana, Piabanha e povoados de Lajedão, Mergulhão, Cachoeira, Santa Luzia, Tamboril, Traíras, Cantinho, Pau Ferro, Bom Jardim, Olhos D’Água, Poço da Onça, Caldeirão, Passagem do Lajedo, Pimenta, Morros, Lagoa do Potraz, Gentil, Batateira, Duas Barras, Patos e São José.

O gerente regional da Embasa, Manuel Mateus, informou que notificou a Coelba às 8h25 e até agora à tarde não há previsão de quando o fornecimento de energia retornará. Conforme Manuel, o município de Quixabeira, localizado no Piemonte da Chapada Diamantina, também vem passando por uma grave crise de abastecimento por causa dos sucessivos problemas no fornecimento de energia. Desde o dia 20 de dezembro, foram cinco paradas no sistema por falta de oscilação na tensão da energia fornecida.

A embasa diz que a cada interrupção, é preciso retomar o envio da água por quilômetros de tubulação e encher os reservatórios até que haja pressão para abastecer todos os imóveis. Aliadas às altas temperaturas que fazem aumentar o consumo, essas constantes falhas inviabilizam a operação normal do sistema.

O órgão afirmou que recorreu a soluções como o uso de geradores e perfuração de novos poços, para enfrentar a estiagem do El Niño. Além disso, a Embasa pontuou que tem realizado reuniões frequentes com a Coelba para apresentar o impacto que as falhas no fornecimento têm causado nos sistemas de água.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.