Na manhã de hoje (28), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) defendeu a reativação dos trens de passageiros de Alagoinhas, localizada a 100 km de Salvador, no Agreste do estado. O posicionamento da parlamentar veio após o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ter autorizado, na última terça-feira (26), a licitação para a construção do novo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador, cuja primeira etapa vai ligar o bairro da Calçada ao bairro de Piatã, passando pelo Subúrbio Ferroviário e pela Ilha de São João, em Simões Filho. De acordo com o gestor baiano, estuda-se a possibilidade de expansão deste modal até Camaçari.
“Nada mais oportuno do que incluir nesta licitação do VLT de Salvador a reativação dos trens de passageiros de Alagoinhas, cuja ferrovia foi instalada no século 19 e já foi considerada o maior entroncamento ferroviário do norte-nordeste. Com isso, a cidade se voltou para o comércio e serviços e se tornou polo para mais de 30 municípios da região, sendo batizada pelo escritor e jurista baiano Ruy Barbosa como ‘pórtico de ouro do Sertão baiano’. Alagoinhas tem sua história construída com os trens e por isso torna-se fundamental rediscutir a volta deste modal até a cidade”, defendeu Fiscina.
A deputada ressaltou que esse é um sonho de quem mora em Alagoinhas e região. “Esse é um grande sonho da nossa comunidade regional, que sonha com a volta do trem tanto na direção de Aracaju quanto na direção de Juazeiro”, disse.
Foto: Divulgação/Ascom