sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

JERÔNIMO FAZ BALANÇO DO 1º ANO DE GESTÃO E APRESENTA PLANOS ESTRATÉGICOS PARA 2024

Emilly Lima - 27/12/2023 18:59

Nesta terça-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues liderou a 8ª reunião de secretariado e dirigentes das entidades vinculadas ao Governo do Estado. O encontro, realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, teve como propósito avaliar as atividades desenvolvidas por cada área ao longo do primeiro ano de gestão, apresentar planos estratégicos para 2024 e expressar agradecimentos pelo empenho ao longo desses 12 meses.

Jerônimo destacou a importância dessas reuniões para o planejamento, avaliação e orientação das ações do governo estadual. “Fizemos uma análise do ano, dos grandes projetos, da situação econômica e financeira do país e do estado, além da relação entre o governo e as prefeituras, os movimentos, o Governo Federal e as empresas. Assim, delineamos o que foi realizado e já deixamos encaminhadas ações estratégicas para o próximo ano”, detalhou.

Os temas discutidos abrangeram os contextos das economias nacional e estadual. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressaltou que, apesar das dificuldades recentes, as contas da Bahia passaram por ajustes e qualificação dos gastos. “Atualmente, apenas a Bahia e mais quatro estados da Federação possuem a CAPAG-A [Capacidade de Pagamento]. Isso significa mais margem para realizar operações de crédito, o que é fundamental para os investimentos”, afirmou.

Jerônimo reforçou a importância de cada entrega e a responsabilidade de cada secretário nesse resultado. A titular da Saúde, Roberta Santana, destacou a transversalidade entre as pastas e a agenda do Governo do Estado no primeiro ano da gestão. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre o que conquistamos. Hoje, vemos a participação ampla nos municípios e a presença das ações de saúde, educação, agricultura familiar, meio ambiente, entre outros. Entre as conquistas, destaco os mais de 8,5 bilhões investidos na área da saúde em projetos com grande impacto para a população”, ressaltou.

Durante o encontro, o governador sancionou a lei que institui o Plano Plurianual Participativo (PPA) da Bahia para o período de 2024-2027. O plano, construído a partir de 27 plenárias territoriais e com a contribuição de diversas secretarias e órgãos da administração estadual, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27). Estão previstos recursos da ordem de R$ 150 bilhões para a execução de programas e ações governamentais em diversas áreas, guiando a gestão estadual nos próximos quatro anos.

O governador também assegurou que, no início do próximo ano, novas medidas de enfrentamento à seca e estiagem serão priorizadas. Ele mencionou programas para a juventude, abordando formação, empregabilidade e o desenvolvimento de um modelo de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específico para a Bahia.

Jerônimo destacou a ação do ‘Natal Social’, realizada no último domingo (24), que envolveu a distribuição de refeições para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Ele ressaltou isso como um exemplo da dedicação dos servidores, que, mesmo em seus dias de folga, participaram ativamente da iniciativa. Estiveram presentes no encontro todos os titulares das 25 pastas estaduais, além de gestores de órgãos ligados ao Executivo e o vice-governador, Geraldo Júnior.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.