As finalistas do concurso Deusa do Ébano do Ilê Aiyê foram selecionadas nesta terça-feira (26), em um evento na Senzala do Barro Preto, em Salvador. Das 15, uma das participantes será escolhida para representar o bloco-afro no carnaval de 2024, de acordo com seus conhecimentos e posicionamentos sobre a cultura de matriz africana e sua estética, como os trançados dos cabelos, as estampas dos tecidos, a maquiagem e a arte de dançar.
A Noite da Beleza Negra, evento onde a Deusa do Ébano 2024 será escolhida, está prevista para 13 de janeiro, na Senzala do Barro Preto. Além dela, outras duas finalistas serão premiadas.
Confira os nomes das finalistas:
Sarah Moraes dos Santos
Sarah Moraes é dançarina e artista. Do bairro de Sussuarana, a baiana de 26 anos quer representar o seu bairro pela primeira vez no concurso.
Rafaela Rosa Silva Oliveira Leite
Rafaela Rosa vem de Irecê, no interior do estado. A também professora de 28 anos já concorreu ao concurso nas edições de 2018 e 2019.
Stephanie M. Lobo Brito
A jovem Stephanie, de 25 anos, é bailarina e capoeirista. Do bairro de Acupe de Brotas a candidata busca a coroa pela primeira vez.
Barbara Cristina Sá Sacramento
Bárbara Cristina Sacramento é bailarina do bairro Curuzu. Ela está na segunda participação do concurso. Bárbara tem 33 anos e mora no bairro onde fica localizada a sede do Ilê Aiyê.
Nadine Ferreira Borges
Do bairro da Federação, Nadine Ferreira tem 32 anos e busca na competição ser uma fonte de representatividade para o filho.
Larissa Valéria Sá Sacramento
Larissa Valéria também é empresaria. Do bairro da Liberdade, a jovem de 29 anos participa da competição pela terceira vez. Larissa também e professora e coreógrafa.
Cecília Cadile da Silva Santos
Cecília da Silva é empresária do bairro do Garcia. Entre as participantes, a baiana de 33 aos é que mais acumula tentativas no concurso: foram oito vezes.
Lorena Xavier Silva Santos
Com apenas 21 anos, Lorena Xavier é a mais nova das finalistas. A dançarina e escritora é de Itapuã. Lorena participa do concurso pela primeira vez.
Daiane de Souza Conceição
Daiane participa da competição pela sexta vez. Moradora do bairro de Itapuã, a cabelereira tem 31 anos.
Caroline Xavier de Almeida
Moradora do bairro de Sussuarana, Carol Xavier, a professora de 25 anos participa ela terceira vez do concurso. Para ela ser a Rainha do Ilê Aiyê também um desejo da comunidade onde cresceu.
Isis Renata do E. S. D. Nascimento
Isis participa da competição pela primeira vez. A moradora do bairro da Engomadeira tem 28 anos.
Thuany Vitória Pereira Santana
Moradora da Fazenda Grande do Retiro, Thuany Vitória participa do concurso pela terceira vez. A jovem tem 26 anos e é cuidadora.
Cibele da Silva Santos
Afroempreendedora e moradora do Garcia, Cibele da Silva de 35 anos tenta pela quinta vez ser a Deusa do Ébano.
Tainã de Palmares
A psicóloga e costureira de 30 anos, Tainan de Palmares é do bairro da Liberdade. Ela participa do concurso pela terceira vez.
Stephane Ingrid S. Santos de Deus
A jovem de 22 anos é moradora do Nordeste de Amaralina e participa do concurso pela primeira vez. Stephane é dançarina e capoeirista.
foto: reprodução/redes sociais