Nesta terça-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou a Estação Águas Claras, fechando o chamado “tramo 3” da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Na mesma ocasião, a gestão estadual também anunciou, que inscreveu no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a “Expansão Sul”, cujo objetivo é levar o metrô da Estação da Lapa ao bairro Campo Grande, no Centro Antigo da cidade.
Todavia, no governo do estado também já se prepara para concretizar uma antiga promessa: a Estação Lauro de Freitas, identificada como o “tramo 2” da Linha 2, expandindo o sistema a partir da Estação Aeroporto.
A construção da estação no centro de Lauro de Freitas já estava prevista no acordo entre o governo do estado e a empresa responsável pelo sistema, a CCR Metrô Bahia. A construção, no entanto, aparece condicionada a um gatilho, de uma média, durante seis meses, de 6 mil usuários, na Estação Aeroporto, no chamado “horário de pico”, entre 17h e 19h.
“Caso a demanda real de passageiros da Linha 2 atinja o patamar de 6.000 (seis mil) passageiros/hora-pico, a Concessionária deverá apresentar, no prazo de até 120 (cento e vinte) dias contados dessa data, estudos relativos à implantação, operação e manutenção de trecho metroviário complementar da Linha 2, no seu Tramo 2, entre a Estação Aeroporto até a Estação Lauro de Freitas, ambas no município de Lauro de Freitas”, diz um trecho no Anexo 4 do contrato.
(Portal A Tarde)
Foto: Paula Fróes | GOVBA