quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

COPINHA 2024: VEJA QUEM SÃO OS PRINCIPAIS DESTAQUES DO BAHIA E VITÓRIA

João Paulo - 27/12/2023 08:00 - Atualizado 27/12/2023

A Copa São Paulo de Futebol Junior ainda é a maior vitrine para jovens atletas do futebol brasileiro. Esse ano a dupla Ba x Vi trouxe algumas novidades para competição que prometem aquecer as esperanças de seus torcedores. Uma reportagem do Jornal Correio mostrou os principais destaques da dupla para a competição que está na sua 54ª edição e terá seu pontapé inicial no dia 2 de janeiro e seguirá até o dia 25 do mês – data de aniversário da capital paulista.

Mais uma vez, Bahia e Vitória estão entre os times participantes da Copinha. E ambos chegam ao campeonato com bons talentos para se ficar de olho. Como o volante Sidney, pelo lado tricolor, e o atacante Alexsandro, pelo rubro-negro. Natural da Ilha de Maré, Sidão é tratado como joia da divisão de base do Esquadrão. Em 2023, o jogador viveu uma temporada especial, sendo um dos principais destaques da equipe sub-20. Não à toa, foi convocado pela primeira vez para servir a Seleção Brasileira, e disputou a Copa do Mundo Sub-17. Conquistou a titularidade no torneio e deu uma assistência.

Neste ano, o volante também fez sua estreia como profissional pelo Bahia, e esteve em duas partidas pelo Campeonato Baiano – no triunfo por 1×0 sobre o Doce Mel e na derrota por 4×0 para o Itabuna. No segundo jogo, aliás, se tornou o capitão mais jovem da história do clube. “Quando recebi a notícia, eu fiquei surpreso. Com 16 anos e já ser convocado para fazer uma partida do profissional… Foi uma oportunidade imensa. Surreal, um momento de muita felicidade”, disse o jogador, hoje com 17 anos, em entrevista à TV Bahêa.

O Esquadrão foi vice da Copinha em 2011, quando perdeu para o Flamengo. Com Sidão entre os 29 convocados pelo técnico Rogério Ferreira, o clube vai em busca do título inédito da competição. “Vamos entrar firme com um objetivo só, que é ser campeão. É muito difícil, mas o objetivo é esse. Se não der, vamos o mais longe possível”, afirmou o jogador, confiante.

Joia no ataque

Do lado do Vitória, uma das grandes promessas é o atacante Alexsandro. O jovem é tricampeão baiano pelo rubro-negro, com títulos conquistados em 2021, pelo sub-15, e em 2022 e 2023, pelo sub-17. Na última edição, inclusive, foi o artilheiro da competição estadual, com 18 gols marcados.

O ‘faro de gol’ de Alex já foi elogiado pelo o diretor da base do Leão, Thiago Noronha. O dirigente descreveu o atleta como um centroavante goleador e rápido, bom no jogo aéreo e na finalização. Recentemente, o Vitória ampliou o vínculo do atacante até 2027, com multa de 60 milhões de euros (R$ 320 milhões) para qualquer negociação internacional. É a maior da história do clube. O jogador também assinou um contrato de patrocínio com a Nike, uma das maiores empresas do ramo esportivo do mundo.

A melhor campanha do Vitória na Copinha foi em 1993. Com uma equipe formada por jovens como Dida, Vampeta e Paulo Isidoro, a equipe chegou à semifinal, mas caiu para o São Paulo – que depois se tornaria campeão daquela edição. O Leão ficou com o 3º lugar ao vencer a Portuguesa.

Crédito: Bruno Queiroz/EC Bahia e Victor Ferreira/EC Vitória

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.