domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.8313 Dólar 5.3871

CERCA DE 93% DA CAPACIDADE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA SÃO DE FONTES RENOVÁVEIS NA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 27/12/2023 18:59

Cerca de 93% da capacidade instalada para geração de energia elétrica na Bahia, são de fontes renováveis. O estado é um dos principais geradores de energia eólica e solar no país.

A energia eólica é a que tem maior capacidade instalada para geração de energia elétrica no estado, com 8,2 gigawatts (GW) de potência distribuídos entre 296 parques em funcionamento. Isso representa um investimento de aproximadamente R$ 33,9 bilhões realizado pelas empresas do setor desde 2012.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), essa potência é capaz de atender mais de 20 milhões de residências. Em 2023, 34 novos empreendimentos eólicos foram implantados, o que representa um aumento de 1,2 GW à capacidade de geração.

A energia solar na Bahia continua sendo uma referência nacional com 71 empreendimentos fotovoltaicos em funcionamento e 2 GW de potência instalada. De acordo com os dados da SDE, é possível ajudar mais de 3 milhões de imóveis com essa capacidade. Nos últimos onze anos, as companhias investiram R$ 8,3 bilhões.

“Esse resultado é fruto do trabalho realizado pelo Governo da Bahia, que pensa no processo de transição energética ampliando a participação das fontes renováveis na geração centralizada. Estamos comemorando 10 anos do Atlas Eólico e 5 anos do Atlas Solar com a comprovação de que os estudos contribuíram para atração de novos negócios com a implantação de parques com elevadas capacidades de potência”, ressalta Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: João Wandel

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.