sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ATRAI R$2,5 MILHÕES EM INVESTIMENTOS NA BAHIA EM 2023

LUIZA SANTOS - 26/12/2023 16:59

A recente onda de calor que atingiu o Brasil e a chegada do verão, que começou em 22 de dezembro, vêm aumentando o consumo de energia elétrica no país. Em outubro, o Brasil bateu recorde no consumo de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), foram consumidos 45.920 GWh (gigawatt-hora) ao longo do mês, valor que representa alta de 8,1% em comparação com outubro de 2022 e é o maior da série histórica.

Na última década, a região Nordeste tornou-se um expoente na geração de energia via fontes renováveis. Em julho deste ano, houve um recorde na produção, com as eólicas produzindo 26,1% de toda a energia consumida no país, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica).

Dessa forma, investir na produção e ampliação das fontes renováveis de energia é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região. De acordo com dados do Sicredi, instituição financeira cooperativa, na Bahia foram concedidos, ao longo de 2023, R$ 2,48 milhões em crédito para o financiamento de projetos envolvendo energias renováveis.

Esse crescimento de investimentos no setor no Nordeste é justificado: a região tem um dos maiores potenciais energéticos do país, produzindo 83% da energia solar e eólica do Brasil. Na Bahia, o Complexo Eólico Campo Largo, um dos maiores do Brasil, tem capacidade instalada de 214,2 MW.

A posição geográfica e clima estratégicos da região Nordeste abrem margem, entretanto, para um potencial de geração de energia ainda maior ao verificado atualmente – hoje, a região possui 28,3 gigawatts (GW) de capacidade instalada de 687,9 MW.

FOTO: Miguel Ângelo/CNI

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.